Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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A percepção das comunidades em situação de vulnerabilidade no Bairro Cristal (Porto Alegre-RS) sobre meio ambiente
Vitória Bissigo da Silva, Daniela Forgiarini da Silva, Natália de Oliveira Maboni, Cibele Schwanke

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O Grupo PET-Conexões Gestão Ambiental do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS realiza ações de pesquisa, ensino e extensão, de forma indissociável, em comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental, localizadas no Bairro Cristal, Porto Alegre (RS). Tais ações partem da premissa de que o conhecimento da realidade dos espaços é fundamental para o planejamento das atividades a serem desenvolvidas. Dessa forma, a realização de um diagnóstico socioambiental representa uma das primeiras etapas realizadas. Além de embasar as ações de educação ambiental a serem desenvolvidas pelo grupo, o objetivo do diagnóstico é compreender as relações da comunidade e o meio ambiente. Após a delimitação da área a ser estudada e aplicação de questionário, realizou-se uma análise sobre a visão dos moradores do bairro sobre meio ambiente. A partir das respostas obtidas, observou-se que os moradores possuem discernimento em relação à separação de resíduos que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) conceitua em seus serviços, ou seja, eles sabem que devem separar seus resíduos secos, recicláveis e orgânicos. Observou-se, também, que o sentimento de pertencimento dos moradores é mais associado a ambientes específicos, como casa, trabalho, etc; do que ao ambiente em geral e a componentes naturais, tais como vegetação, animais e o próprio arroio que delimita a área. Com relação aos aspectos sociais, verificou-se que os moradores acreditam que mudanças positivas podem ser obtidas a partir de projetos comunitários, trazendo à tona a ideia de coletividade e união entre a comunidade para o benefício dos próprios moradores, além do benefício ambiental. A partir dessa análise, concluiu-se que a prática da educação ambiental crítica, transformadora e emancipatória é de extrema relevância nesse contexto, contribuindo para a resolução de problemas coletivos e identificação de potencialidades locais, de forma ativa e participativa.


Palavras-chave


Diagnóstico; Educação ambiental; Gestão ambiental

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