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Minicursos de matemática: práticas pedagógicas na formação do licenciando
Camila Labres Nemos, Eduarda Santos de Oliveira, Jaqueline Molon, Carina Loureiro Andrade

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O projeto de minicursos teve início em 2015, inicialmente como projeto de extensão, em 2016 o projeto foi reescrito na modalidade ensino e este ano a proposta é trabalhá-lo nas duas modalidades, isso se justifica devido a intenção de possibilitar articulação entre teoria e prática para os alunos do curso de licenciatura em matemática do IFRS - Campus Canoas, atuando no ensino médio e superior da instituição e nas escolas públicas da região. Com isso, o projeto de minicursos na modalidade ensino tem como objetivo atender a uma dupla demanda, oportunizando aos licenciandos vivenciar o fazer docente e auxiliando os demais alunos, da própria instituição, na superação de dificuldades relacionadas à matemática. Os minicursos estão sendo desenvolvidos de acordo com a necessidade dos conteúdos solicitados pelos próprios alunos, além de temáticas sugeridas pelos licenciandos ou relacionadas ao desenvolvimento de atividades caracterizadas de prática como componente curricular inseridas nas diversas disciplinas do curso. Este ano, entre os sete minicursos já desenvolvidos, alguns procuraram proporcionar, também, a integração entre diferentes disciplinas da licenciatura. Foram realizados minicursos, que tiveram como principal público alvo os estudantes de ensino médio, os quais abordaram a utilização de softwares, o desenvolvimento de estratégias de cálculo mental, bem como o resgate de tópicos de matemática do ensino fundamental. Por outro lado, foram desenvolvidos minicursos com foco na permanência e êxito dos alunos dos cursos superiores, como uma proposta de nivelamento de conteúdos que serviu de preparação para as disciplinas de Cálculo ofertadas no segundo semestre. Com esse mesmo objetivo, ao longo deste semestre vem ocorrendo também atividades de apoio a essas disciplinas. A fim de avaliarmos as ações desenvolvidas pelo projeto, ao final de cada minicurso são aplicados questionários, tanto para os alunos participantes quanto para os alunos ministrantes, onde, em geral, são positivos e trazem consigo sugestões para a melhoria dos próximos minicursos. Pretende-se que os dados levantados sirvam como indicativo para o desenvolvimento de uma pesquisa, onde buscaremos entender qual o impacto que o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como estas proporcionadas pelo projeto, causam na formação dos futuros professores.


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de matemática; Formação de professores; Articulação teoria e prática

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