Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Análise de desenhos utilizando as percepções de natureza: construindo práticas de educação ambiental
Caetano Flores de Moura, Natália de Oliveira Maboni, Cibele Schwanke

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


Este trabalho, desenvolvido pelo grupo PET Conexões - Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre, RS, consistiu em verificar, através da análise de desenhos, as percepções sobre natureza, a fim de determinar a melhor forma de abordar a educação ambiental. O mundo encontra-se mergulhado numa crise ambiental e uma das raízes desse problema reside em como os sujeitos percebem a natureza e como essa percepção foi se transformando ao longo do tempo, a partir de seus contextos históricos e sociais. A partir da identificação da crise ambiental e da percepção de natureza, busca-se, na educação ambiental, uma ferramenta para minimizar a problemática ambiental ao promover mudanças na forma dos sujeitos perceberem sua relação com o meio. Tendo como foco esse contexto, desenvolve-se um projeto de educação ambiental em parceria com o PISA - Projeto Integrado Socioambiental da Prefeitura de Porto Alegre, na comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Cristal (Porto Alegre, RS), em situação de vulnerabilidade socioambiental. Este projeto consiste no desenvolvimento de atividades de educação ambiental com uma turma de 15 alunos de 6 a 8 anos da ONG Casa de Nazaré, que presta serviços sociais na comunidade. Como atividade inicial, foi solicitado que as crianças representassem a natureza e, a partir desse desenho, analisou-se suas percepções. Tendo o desenho como a expressão do modo como o sujeito percebe e compreende o mundo, os desenhos foram analisados de forma integrada observando o conjunto de elementos que o compõem. A análise dos desenhos teve como objetivo identificar como o público alvo percebe a natureza, a fim de definir a forma mais adequada de abordar a educação ambiental. A maioria dos desenhos apresentaram a natureza através de árvores, gramado, céu, sol e poucos utilizaram animais.  Percebeu-se a ausência de humanos e de suas intervenções, como construções e carros, representando, dessa forma uma natureza intocada e a valorização do que é natural. Através da análise foi possível determinar que a melhor forma de abordar a educação ambiental nesse cenário é através da corrente humanista, que enfatiza a dimensão humana do meio ambiente, permitindo a integração entre natureza e cultura, levando em consideração o ser humano como parte da natureza.


Palavras-chave


Representações; Práticas ambientais; Vulnerabilidade Sociambiental; Concepções

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