Última alteração: 19-03-2018
Resumo
Diante do importante papel da educação em relação à temática ambiental, a legislação no Brasil vem se atualizando e tem exigido a inserção do tema nos currículos dos cursos em todos os níveis. Neste contexto, o Projeto Metamorfose desenvolve e articula suas ações no âmbito acadêmico do IFRS – Campus Canoas, tendo sua proposta focada em promover ações de integração a partir da educação ambiental. Para tanto, dentro de suas atividades, realiza a Semana do Meio Ambiente, que se encontra na sua sétima edição, com atividades que envolvem oficinas e palestras abordando temas pertinentes à temática ambiental, criando um espaço para reflexão e engajamento dos estudantes e servidores com o assunto. Em 2017, foram realizadas oficinas de hortas escolares, composteira e alimentação sustentável, sendo todas elas organizadas pela bolsista e pelos voluntários que fazem parte do projeto, com a supervisão de professores orientadores. Buscando promover ações de integração a partir da educação ambiental, neste ano, foi proposta uma atividade executada pelos alunos da turma do terceiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. A turma organizou um vídeo-debate sobre o documentário intitulado “Obsolescência planejada”. A atividade foi dividida em três momentos: 1) através de um questionário, foram coletados dados sobre costumes que os ouvintes possuíam em relação ao consumo e descarte de eletrônicos; 2) foi exibido o documentário para os participantes da atividade, enquanto parte dos organizadores tabulavam os dados; e, 3) os resultados foram expostos para promover o debate e uma análise com o grupo de participantes. Por meio desta atividade, foram englobadas quatro diferentes disciplinas (biologia, química, projeto interdisciplinar e estatística). Foi encontrado, por meio dos questionários, que grande parte dos estudantes não sabiam o significado do termo explorado no documentário, sendo que durante o debate ocorreram diversos relatos de situações em que os discentes foram alvo do fenômeno da obsolescência planejada. A avaliação da atividade foi feita por meio de relatórios que os estudantes entregaram ao término da atividade. Depois desta experiência, foi feita uma conversa com a turma organizadora da atividade que relatou ter aprendido muito com a mesma, dado que participaram de todas as etapas, passando pelo planejamento, organização e coordenação das ações, vivenciando momentos em que tiveram que gerenciar os conflitos que surgiram no debate. A atividade promoveu a integração de diferentes componentes curriculares, bem como uma conscientização dos estudantes em relação à complexidade da problemática ambiental.