Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto Núcleo de Música IFRS – Campus Sertão/RS
Eduardo Biffe, Felipe Batistella Alvares

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O Núcleo de Música IFRS Sertão é um projeto de ensino que surgiu a partir da necessidade de formar um espaço voltado para a Educação Musical no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Sertão. A importância deste projeto, inicialmente, está no fato de atender a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96 e a Lei 11.769/08 que indicam a obrigatoriedade do conteúdo de música nas escolas de Ensino Básico. Além de oferecer aos estudantes atividades de aprendizagem na área da música, o projeto tem significativa relevância por criar espaços extraclasse de apreciação musical e de convivência. O objetivo deste projeto é manter um espaço de Educação Musical com o foco nos estudos teóricos e em atividades práticas de criação de arranjos além da execução musical. O projeto também busca estimular diferentes experiências com a música e com a arte, visando uma formação de discentes mais críticos em relação à diversidade musical e suas relações com os contextos socioculturais diversos. Em termos metodológicos, os trabalhos foram organizados de modo colaborativo pelos discentes (bolsistas e voluntários) e servidores. Foram elaborados cinco grupos, contando com quinze voluntários que são dirigidos pelos seis bolsistas e pelo coordenador. Os grupos são de diferentes gêneros musicais como o MPB, a música instrumental, o sertanejo, o nativista, o pop, entre outros. Com isso, são organizadas diversas apresentações musicais no interior do Campus e oficinas de música são ofertadas à comunidade escolar, ações estas que contribuem significativamente para uma melhor aprendizagem musical em termos teóricos e práticos. A partir dessas ações é possível evidenciar as múltiplas manifestações musicais, apresentando as realidades que formam pluralidade cultural de nosso país e países estrangeiros. Nesse sentido, o projeto tem contribuído expressivamente por proporcionar um espaço de compartilhamento de conhecimentos e de experiências artísticas, de criatividade e trabalho em equipe.


Palavras-chave


Educacão; Educação Musical; Música

Texto completo: PDF