Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Projeto música no Campus
Paloma Gabrielle Tessaro, Luiz Eduardo Borges, Nicolas Pimentel, Otávio Leomar Zwirtes, Eduardo Chedid Ribeiro, Isadora Varela, Taiane Bartz, Luciana Ceschin

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


A música é considerada uma das mais importantes manifestações artísticas e culturais e estimula não só o desenvolvimento da própria musicalidade, mas também diversos outros diversos fatores que influenciam em uma melhor aprendizagem tais como a criatividade, a imaginação, a organização, a disciplina e a atenção. O presente projeto tem como objetivo promover a criação musical, a audição crítica, a expressividade pessoal, o conhecimento e a valorização da diversidade de estilos, ritmos e canções brasileiras, além aproximar a música do dia a dia dos alunos do IFRS – Campus Vacaria, de forma a ensinar a teoria e a prática musical, por meio de oficinas de violão e canto. Os bolsistas selecionados, que possuem uma prévia experiência musical, são alunos da instituição e estão encarregados de ministrar as oficinas, além de participar de aulas sobre teoria musical e realizar apresentações culturais, deixando o Campus ainda mais acolhedor. As oficinas são disponibilizadas nos três turnos possibilitando a todos os alunos a chance de participar. Inicialmente foram abertas quatro turmas de violão e uma de canto, tendo cada turma uma aula semanal. As aulas têm duração de uma a duas horas, contendo parte teórica e prática com exercícios e tarefas a serem realizadas em casa. Mensalmente são efetuadas reuniões para discutir o planejamento das aulas, diferentes métodos de ensino para alunos com maior dificuldade e demais atividades realizadas pelos bolsistas. As oficinas do projeto Música no Campus completaram um mês na primeira semana de setembro de 2017 e além dos objetivos iniciais, atualmente está em pauta a proposta de criar, de forma progressiva, uma maior diversidade de oficinas com diferentes enfoques, como, por exemplo, teclado e flauta, incluindo a abertura de vagas para a comunidade em geral, o que colabora com a divulgação do IFRS – Campus Vacaria, que foi recentemente implantado e encontra-se em estado de desenvolvimento.


Palavras-chave


Música; Ensino; Criatividade musical; Apresentações culturais

Texto completo: PDF