Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria no ensino de química com o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs)
João Vinicius Silva, Gabriela Huber Galvagni, Sandra Meinen Cruz, Ana Dionéia Wouters

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O ensino de ciências tem o propósito de tornar compreensível os fenômenos naturais. Neste contexto de aprendizado, a rotina dos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS - Campus Ibirubá é de aulas em período integral, com 2 tardes semanais livres para participar de atendimento aos alunos. Como reflexo de um contexto de ensino, observa-se que muitos alunos apresentam algum grau de dificuldade no aprendizado na disciplina de química. Esta observação pode estar relacionada a diversos fatores, bem como déficits no aprendizado que podem ser oriundas do ensino fundamental. Neste sentido a monitoria, apoiada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como o Moodle, torna-se uma facilitadora no processo de ensino e aprendizagem, podendo sanar dificuldades dos alunos relacionadas a situações trabalhadas em sala de aula. O objetivo do projeto é de melhorar o desempenho dos estudantes na disciplina de química com o apoio de monitoria e com o uso de TIC, e consequentemente, a partir de exemplos e atividades que gerem interdisciplinaridade, melhorar o desempenho em áreas correlatas. O projeto conta com 2 monitores que dedicam 4 horas semanais às atividades, todas com prévia orientação para falar sobre tópicos e exercícios abordados nas aulas, para que possa haver participação ativa no atendimento aos alunos. Além disso há colaboração no desenvolvimento e aplicação de atividades através do Moodle e outros eventos. Ao longo do curso, viu-se melhora nos índices de aprendizagem e fixação de conhecimento. Resultados concretos do projeto podem ser observados nos eventos "Descomplicando o Moodle" e "Almoço Científico". Os estudantes que participam dos atendimentos, mesmo que eventualmente, relatam melhora considerável na compreensão e facilidade no entendimento de situações do cotidiano. Todavia, a mudança na rotina do Campus, de não ofertar mais almoço nos dias em que ocorrem estes atendimentos, provocou redução drástica no número de alunos que participam destes momentos. O uso do Moodle tem transposto algumas dessas dificuldades, permitindo que muitas atividades possam ser realizadas a distância, tais como, realizações de tarefas, questionários e esclarecimento de dúvidas. Consequência disso, foram obtidas melhores notas, facilitamento o aprendizado dos alunos, pois, tiveram um auxílio no acesso de atividade devido ao Moodle, mas como esse ambiente ainda está em implantação, os membros do projeto têm se desafiado para se adequar ao uso destas ferramentas. Tanto do ponto de vista dos estudantes, quanto dos monitores, este ambiente tem proporcionado grande aprendizado.

 


Palavras-chave


Ensino de Química; Monitoria; TICs

Texto completo: PDF