Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Laboratório de Informática como espaço de aprendizado formal e informal: Um estudo no IFRS – Campus Caxias do Sul
Nicolli Carneiro Feijó, Vitória Colla de Lima, Arlan Pacheco Figueiredo

Última alteração: 19-03-2018

Resumo


O laboratório de informática do IFRS - Campus Caxias do Sul, é um importante espaço de aprendizado que integra a pesquisa, a extensão e o ensino além de promover a integração social da comunidade escolar com toda sua pluralidade. Apesar disso, a instituição, por diversos motivos burocráticos e também por falta de recursos financeiros, não pôde mais disponibilizar estagiários a fim de mantê-lo aberto além dos horários normais de aula. Manter os laboratórios de informática fechados durante os intervalos em que não ocorrem aulas, considerando a importância que as tecnologias e a internet têm hoje para o mundo globalizado e conectado, para a sociedade moderna e para os jovens cada vez mais interconectados, não responde aos anseios e aos objetivos aos quais a instituição (sobretudo sendo uma instituição federal de formação tecnológica como os IF’s), se predispõe a cumprir. Dessa forma, esse projeto de ensino tem como objetivo dimensionar com maior clareza a importância desse espaço na formação dos alunos durante sua utilização em horários extraclasse, observando não somente a quantidade de alunos que frequentam o laboratório, mas também a forma pela qual o mesmo é utilizado (trabalhos, pesquisas, estudos orientados, etc), bem como se relaciona com os diferentes espaços da instituição tais como biblioteca e salas de aula. O levantamento de dados ocorre por anotações da frequência de uso do laboratório, formulários de pesquisa online, observações pontuais sobre a finalidade e formas de utilização do laboratório, levantamento de demandas de novos cursos de extensão relacionados à área da informática, sugestões, críticas e elogios. Os dados coletados até o momento confirmam a importância desse espaço na formação dos alunos, já que se trata de um ambiente multidisciplinar de aprendizagem formal e informal, de inclusão digital e também de convívio social. O projeto cumpriu com seus propósitos, pois ajudou a organização da instituição que pôde manter o espaço aberto para utilização dos alunos para atividades diversas, obteve indicadores quantitativos e qualitativos relacionados à importância desse espaço (dados que serão utilizados pelos gestores nas tomadas de decisões futuras), e oportunizou a utilização de computadores para alunos com dificuldades de aprendizado. Dessa forma o IFRS – Campus Caxias do Sul manteve o compromisso assumido como instituição de ensino tecnológico oferecendo oportunidade de inclusão social e digital, já que em plena “Era da Informação” essas duas formas de inclusão estão intimamente associadas.


Palavras-chave


Laboratório de Informática; Inclusão Digital; Espaços de Aprendizado

Texto completo: PDF