Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Diagnóstico da Gestão e do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no IFRS Campus Sertão
Patricia Camargo Vianna, Sandra Simone Canabarro, Alexandre José Viegas, Sabrina Rodrigues Sousa

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Os resíduos sólidos são aspectos ambientais inerentes a toda e qualquer atividade humana, devendo ser controlados, reduzidos e, se possível, eliminados, para que não venham a causar impactos ambientais e à saúde humana. Eles possuem valor agregado e devem ser reaproveitados, sendo que apenas uma parte deles, os rejeitos, deve ser encaminhada para formas ambientalmente corretas de disposição final. A legislação brasileira, em especial Lei Federal nº 12.305/2010, que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apresenta diversos requisitos que devem ser cumpridos por todos os geradores de resíduos, inclusive as instituições de ensino da rede federal, que devem separá-los na fonte geradora e encaminhá-los para associações ou cooperativas de materiais recicláveis, realizando a coleta seletiva solidária. Desta forma, buscando contribuir para e garantir a adequação ambiental de nossa instituição, este projeto de ensino tem como objetivo geral “diagnosticar a gestão e o gerenciamento dos resíduos sólidos gerados no IFRS Campus Sertão, visando a obtenção de informações que subsidiem a elaboração e implementação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos – PGRS”. O PGRS também é um documento exigido pelo processo de licenciamento ambiental. Após uma análise inicial, verificou-se que apenas os resíduos recicláveis gerados no Almoxarifado, Agroindústria e Ambulatório são separados e enviados a uma cooperativa da região. Como não há registros das quantidades geradas, foram instalados 25 pontos de coleta seletiva nos prédios central e administrativo, e mais quatro pontos nos setores produtivos. Ficou definida a cor verde para os recipientes de materiais recicláveis e a cinza para os rejeitos. Nos locais com grande geração de resíduos de papel, como secretarias e sala de impressões, foram disponibilizados coletores específicos para este tipo de resíduo. Para auxiliar no processo de sensibilização quanto à correta separação dos resíduos sólidos, foi estruturado um treinamento, a ser aplicado aos alunos e servidores do Campus entre os meses de setembro e novembro, bem como elaborados pequenos textos para divulgação ao longo da programação diária da rádio Conexão do Campus. Cartazes elucidativos também devem ser confeccionados e distribuídos nos quadros informativos da instituição. Espera-se que este projeto de ensino tenha continuidade no próximo ano e que, futuramente, dê lugar a uma comissão permanente de resíduos sólidos, auxiliando o Campus no processo de obtenção e renovação do licenciamento, e no cumprimento de outros dispositivos legais de cunho ambiental.

Palavras-chave


Reciclagem; Coleta Seletiva Solidária; Sensibilização; Legislação Ambiental

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