Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Ensino de Metodologias Analíticas para Análises de Solo, Tecido Vegetal e Água – no IFRS/Campus Ibirubá
Maria Carolina Theisen, Vinícius Cavani, Nidgia Maria Nicolodi, Hana Laura Conrad Heuert, Adriano Scholze Tramontini, Ben-Hur Costa Campos, Sandra Meinen Cruz

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O projeto Ensino de Metodologias Analíticas para Análise de Solos desenvolvido no laboratório de solos do IFRS - Campus Ibirubá tem por objetivo o ensino, o apoio à pesquisa e, futuramente, à prestação de serviço aos produtores da região como forma de extensão.  No entanto, sendo o ensino o foco do projeto, as atividades visam atender e dar suporte aos conteúdos trabalhados na sala de aula, nas disciplinas de solos dos cursos superior de agronomia e técnico em agropecuária. A análise de solo é uma ferramenta muito importante, tendo em vista que, através do laudo de análise, os produtores, técnicos e agrônomos tem conhecimento da real situação em que se encontra a área cultivada. Desta forma, é possível realizar cálculos, como por exemplo, da quantidade de adubação necessária para aquela área e, consequentemente, a necessidade de correção do solo. Portanto, a análise de solo deve ser incluída no planejamento do agricultor, antes de fazer o devido manejo de sua área. Com isso, o objetivo é atingir uma maior produtividade em menor espaço preservando o solo. Nesse sentido, o laboratório de solos do IFRS - Campus Ibirubá, é voltado para a realização de análises com a finalidade de caracterizar as propriedades físicas e químicas do solo. Devido ao fato da região do Alto Jacuí, onde o Campus está situado ser essencialmente agrícola, torna-se imprescindível a presença de um laboratório que dê suporte aos produtores, fornecendo de maneira rápida e eficiente o laudo de análise de solo, sendo este o objetivo futuro do projeto. As metodologias utilizadas no laboratório da instituição são as mesmas adotadas pelos laboratórios integrantes da ROLAS (RS e SC). Por fim, as atividades desenvolvidas no referido laboratório instigam os alunos a buscar informação, gerando o conhecimento. Além do conteúdo teórico, a realização das aulas práticas desenvolvidas no laboratório e participação de bolsistas e voluntários nas análises enriquece o conhecimento dos estudantes participantes, preparando-os para a futura vida profissional.


Palavras-chave


Ensino, metodologias, solo

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