Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Matemática
Carlos Alonço de Medeiros, Danielle Santos Azevedo

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


A matemática é uma matéria essencial desde os primórdios da educação. Porém, muitos alunos sofrem dificuldade na disciplina. Com isso, mesmo que o professor se dedique em ajudar seus alunos, é muito difícil que ele consiga atender a todos. Por isso, é muito importante a presença de um monitor para fornecer uma ajuda adicional, principalmente no contra turno para maior aprendizagem. Além da dificuldade dos estudantes, muitos também aprendem menos devido ao desinteresse à matéria, o que está presente em vários. Além disso, todos os conteúdos deverão ser aprendidos pelos alunos, pois na maioria das vezes o mesmo é usado para um conteúdo posteriormente aplicado, o que complica cada vez mais a carreira escolar dos alunos. Em algumas escolas, a maior preocupação é achar o culpado: seria o aluno? O professor? A escola? O foco é gasto demais nessa questão e não na solução do problema. Um monitor deve ser atencioso, compreensivo e paciente com os alunos auxiliados, para que saiam daquela reunião tendo um domínio do conteúdo. O monitor da escola além de ajudar os estudantes auxilia também o professor, fazendo com que seus discentes tenham um aprendizado sem precisar de sua presença. Com isso, o monitor e o professor devem providenciar um ensino adicional, usando métodos mais específicos dependendo da capacidade do aluno. Há vezes que, além da dificuldade no conteúdo, um aluno não seja confiante, o que o faz ter notas mais baixas ainda. Para ajudar, um bom monitor tem a necessidade de dar apoio moral para que faça uma avaliação sem medos e tenha confiança em si, pois isso ajuda posteriormente nos resultados finais das avaliações. A monitoria é quase tão importante quanto a aula em si, sendo ali um atendimento individual, o que faz os alunos terem mais liberdade para dividir suas dúvidas e dificuldades devido à vergonha de expressão que muitos têm diante de seus colegas. O monitor do Campus, então, deve tentar tirar a maioria das dúvidas presentes de quem ir nos atendimentos, partindo por vias de fácil entendimento e resultados efetivos, assim como o professor, auxiliando seus colegas e docentes.


Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Reforço; Apoio

Texto completo: PDF