Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Campo cultural: um espaço tempo de reflexão e promoção do universo cultural contemporâneo
Gabriel Sturmer, Élinton Wojeiechowski, Kamila Desbesel de Carvalho, Sônia Gotler, Vanessa Carla Neckel

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


Esta ação de ensino com caráter sociocultural proposta por servidores do IFRS - Campus Sertão existe desde 2014, no entanto, nos primeiros dois anos, foi uma ação de extensão. Tem por objetivo geral promover a reflexão e promoção do universo cultural contemporâneo dos sujeitos envolvidos (alunos e servidores). O universo cultural com o qual se trabalha integra os conceitos de saúde e educação, pois entende-se que são interdependentes na construção de identidades e coletividades. A reflexão sobre esse universo visa criar espaços para dialogar sobre a produção cultural contemporânea, suas crenças, costumes e diversidades. O cinema é a principal linguagem utilizada para desenvolver as atividades, mas ao longo da existência do projeto, procurou-se introduzir outras formas como rodas temáticas de conversa, artes visuais e festas com músicas de diferentes gêneros. Este projeto foi criado para estimular a participação dos atores da comunidade acadêmica, entre eles, os estudantes do ensino médio e superior. Recorreu-se, portanto, ao texto das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para o ensino médio e para a educação profissional técnica de nível médio para justificar a relevância do projeto, pois seus objetivos estão alinhados com vários requisitos daquele documento, tais como: a construção da qualidade social, produção e socialização da cultura, exercício da cidadania e promoção das relações interpessoais desinteressadas. O texto das DCN's destaca a importância da construção da qualidade social que perpassa, entre outros, o atendimento ao requisito de "integração dos profissionais de educação e dos estudantes." As DCN's afirmam que esta construção é uma conquista que deverá ser feita de forma negociada coletivamente, isso significa compreender "que a educação é um processo de produção e socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantém e se transformam conhecimentos e valores." As atividades de recepção de filmes são semanais e tiveram em média 60 participantes por sessão. Aconteceram rodas de conversa com os temas: violência contra a mulher e machismo. Os assuntos para esses encontros, bem como os filmes são escolhidos pelos/as bolsistas através da escuta das sugestões dos/as estudantes. Foi realizada uma festa para os/as estudantes se divertirem ouvindo e dançando música sertaneja, tradicionalista, funk, música popular brasileira e outras. Percebe-se, ao longo da existência do projeto, o crescimento da participação da comunidade acadêmica.


Palavras-chave


Cultura; Educação; Cinema; Saúde

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