Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica de circuitos elétricos
Tiago Rodrigo Cruz, Augusto Massashi Horiguti

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


As disciplinas de circuitos elétricos compõem o embasamento teórico e prático das diversas leis, teoremas e métodos utilizados para a compreensão e resolução de circuitos elétricos e são de extrema importância nos cursos da área elétrica, visto que a análise e projeto de circuitos elétricos estão ligados à capacidade do indivíduo de projetar circuitos eletrônicos em diversas aplicações. No curso de Engenharia de Controle e Automação do IFRS – Campus Farroupilha as disciplinas de circuitos elétricos I e II são ofertadas no segundo ano de curso e são pré-requisitos fundamentais para cursar disciplinas mais avançadas. Porém, nota-se que os alunos acabam encontrando dificuldades na compreensão do conteúdo e realização de exercícios. A monitoria surge como uma alternativa para auxiliar os alunos em disciplinas que demandam de maior estudo ou que apresentam elevados índices de reprovação. De forma geral, esta monitoria acadêmica tem por objetivo atender os alunos das disciplinas de circuitos elétricos I e II auxiliando na compreensão e resolução de exercícios e também criar um banco de exercícios resolvidos de forma detalhada. Uma vez completo, estes exercícios serão disponibilizados para os futuros alunos da disciplina em formato digital servindo como uma ferramenta extra, em seus estudos. A realização deste projeto ocorre em forma de plantões de atendimento com horários definidos nos turnos da manhã e tarde buscando ampliar a disponibilidade de atendimento e evitar o conflito de horários com a disciplina. Uma sala no prédio da biblioteca foi disponibilizada para a centralização do atendimento de todas as monitorias presentes no Campus. A criação do banco de exercícios tem duas fontes como base: os assuntos mais solicitados pelos alunos através das dúvidas apresentadas e as ementas das disciplinas. Percebe-se que o trabalho realizado traz resultados positivos já que os alunos que procuram a monitoria acabam ampliando seu aprendizado através das discussões em busca de resultados para as situações apresentadas. Este projeto também proporciona ao monitor, a vivência em um ambiente com grande responsabilidade contribuindo para seu crescimento profissional. A monitoria acadêmica é considerada uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento da disciplina já que atende de forma individual as dúvidas dos alunos buscando minimizar os possíveis índices de reprovações de disciplinas que são fundamentais para a sequência do curso.


Palavras-chave


Monitoria acadêmica; Circuitos elétricos; Aprendizagem

Texto completo: PDF