Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Aproximando os discentes às atividades locais de marketing
Alessandra Gabrielle Silva, Priscila Silva Esteves, Luiza Venzke Bortoli

Última alteração: 16-03-2018

Resumo


O marketing é uma disciplina de fundamental importância para a área da administração, pois contribui significativamente para um melhor gerenciamento e comunicação das organizações, através de ações que possibilitem a compreensão do ambiente interno e externo. Possui a finalidade de otimizar a divulgação, aprimorar os produtos e melhorar os serviços, com responsabilidade sócio-ambiental e preocupação com os princípios inerentes aos seres humanos. O marketing busca, através de ações, compreender o mercado de forma geral, utilizando de inúmeros recursos. Dessa maneira, o projeto em questão busca aproximar os discentes às atividades de marketing de Viamão, facilitando a compreensão dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula de forma mais eficiente. Ademais, através do envolvimento do discente com as atividades de marketing disseminadas na cidade, o aluno conseguirá absorver de forma plena os assuntos, relacionando-os de modo prático com a experiência vivida no município. As atividades que estão sendo realizadas neste projeto visam auxiliar na formação dos alunos matriculados nas disciplinas de Marketing e Empreendedorismo dos cursos Técnico em Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais. Portanto, se faz importante uma metodologia que utiliza o estudo de materiais relacionados à disciplina, pois estes são essenciais para a compreensão e a realização de pesquisas a fim de conhecer as empresas estruturadas em Viamão e, a partir delas, realizar visitações, bem como fazer uma análise dos 4P’s ( Produto, Preço, Promoção e Praça) de algumas empresas da cidade, promovendo, assim,  o diálogo das mesmas com os estudantes, através de debates com os empreendedores da cidade, dentro de sala de aula. Vale destacar, também, a palestra mediada pela bolsista para a turma de Tecnologia em Processos Gerenciais, que trouxe uma empresa local para debater sobre o consumo na cidade, onde mais uma vez os alunos conseguiram interligar a prática vivida pela empresa com o estudo teórico. Além disso, a criação de estudos de caso de empresas viamonenses, aplicados aos conteúdos ministrados em sala de aula, se mostra mais um elemento fundamental da metodologia deste projeto. Consequentemente, o projeto consegue, de forma ímpar, unir a realidade vivida diariamente pelo aluno com os ensinamentos ministrados em sala de aula, além de facilitar a comunicação do acadêmico com os outros componentes curriculares de forma clara e constante. Dessa forma, pode-se dizer que os estudantes foram receptivos às propostas e atividades que o projeto proporcionou, compreendendo o objetivo das ações ministradas e apresentando um bom pensamento crítico acerca das mesmas.


Palavras-chave


Marketing; Administração; Ensino-aprendizagem; Empreendedorismo; Viamão

Texto completo: PDF