Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

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Monitoria acadêmica e grupo de estudos: inter-relação entre prática e teoria no trabalho pedagógico
Mario Luiz Junges junior, Flávia Stefanello, Rodrigo Ferronato Beatrici

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


Partindo da realidade encontrada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão, o programa de monitoria acadêmica e grupo de estudos tem por objetivo a construção de espaços de estudo sobre a práxis educativa do IFRS – Campus Sertão, tendo a monitoria acadêmica como uma ação que auxilia os estudantes no processo de aprendizagem, permanência e êxito acadêmico. Para tanto, as práticas do programa estabelecem um processo dialógico, participativo e colaborativo, sustentado no tripé, monitoria acadêmica, grupo de estudos e atuação de estudantes. Os espaços de monitoria acadêmica ocorrem com encontros semanais de 60 minutos, sendo trabalhados conteúdos nos quais os estudantes apresentam dificuldades, através de metodologias que se distanciam das práticas pedagógicas tradicionais. Ademais, a monitoria acadêmica direciona seu olhar à organização para os estudos, apoiada em diálogos que possibilitam o autoconhecimento e o entendimento das diversas maneiras de aprender, considerando as características individuais dos estudantes. A monitoria conta com um estudante do curso de Pós-graduação, Psicólogo, bolsista 12 horas, que atua no planejamento e execução do programa; uma estudante da Pós-graduação, Bióloga, um estudante do curso de Agronomia e um do curso Técnico em Informática, bolsistas 4 horas, que atuam auxiliando os estudantes. Para atender às especificidades de cada disciplina, os monitores recebem orientação da Coordenação, além de participarem de diálogos com os demais educadores que integram o grupo de trabalho do programa. Quanto ao grupo de estudos, são realizados encontros mensais, com duração de 90 minutos, onde são trabalhados textos previamente definidos pelo grupo, com a participação de professores, estudantes bolsistas do programa e demais estudantes, com vistas a discussões que envolvam as práticas de ensino e aprendizagem. Com base no que tem sido desenvolvido, os trabalhos de monitoria acadêmica e grupo de estudos vem revelando avanços na aprendizagem dos estudantes monitorados e monitores, assim como tem contribuído com a permanência no ensino técnico e superior no IFRS – Campus Sertão. Neste sentido, levando em consideração que a função do ensino ultrapassa o simples repasse de conteúdo, tendo que trilhar caminhos que envolvem o reconhecimento das realidades e uma participação ativa do estudante, o programa de monitoria acadêmica e grupo de estudos é uma alternativa de trabalho que estimula uma aprendizagem significativa, por meio da interação e mediação, contribuindo para o aperfeiçoamento e desenvolvimento dos estudantes.


Palavras-chave


Monitoria acadêmica; Grupo de estudos; Aprendizagem colaborativa

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