Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Desvendando estratégias de estudos no Ensino Médio Integrado do IFRS - Campus Caxias do Sul
Milena dos Santos Almeida, Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


Não diferentemente da educação brasileira, o Ensino Médio traz marcas de uma etapa que passou por grandes transformações, que teve como consequências lacunas e avanços pertinentes ainda hoje. Ao mesmo tempo, é o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamento aos desafios estabelecidos pela sociedade. Os Institutos Federais apresentam uma oferta de educação profissional e tecnológica diferenciada no Ensino Médio integrado, porém, muitos estudantes apresentam dificuldades de adaptação na instituição. O projeto de ensino “Desvendando Estratégias de Estudos no Ensino Médio” surgiu da necessidade identificada pela busca espontânea dos estudantes e encaminhamento dos professores a Coordenadoria de Assistência Estudantil para realizar intervenções mais sistematizadas, coletivas e preventivas em relação às dificuldades encontradas para se organizar, estudar e ter melhor êxito na aprendizagem. Assim, o projeto pretende promover estratégias de estudos diversificados por meio de técnicas pedagógicas e psicológicas a fim de possibilitar maior êxito na aprendizagem e melhor organização dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Caxias do Sul, bem como praticá-las ao longo da trajetória escolar. Como metodologia, nos encontros estão sendo utilizados vídeos, apresentações de slides, dinâmicas com os grupos e relatos de experiências de estudantes e egressos da instituição. Mesmo que parcialmente, pois o projeto ainda não foi finalizado, aplicou-se um questionário com perguntas de múltipla escolha e dissertativas para verificar de que maneira os participantes percebem sua rotina escolar antes e depois da participação no projeto. Por meio da pesquisa quantitativa e qualitativa foi possível cruzar as informações de modo a ter maior confiança. Após análises das respostas, como resultados parciais, verificou-se que dos encontros já realizados até o momento, dois deles foram mais atrativos para os estudantes: a intervenção psicológica e o encontro com a participação dos estudantes de quartos anos. Obteve-se também que 94% dos participantes acreditam que o projeto contribui de alguma forma em sua vida escolar, segundo eles, no aspecto organização, aprenderam modos diferentes de estudar e como preparar-se melhor para as provas, adquirindo autoconhecimento e sabendo encarar os sentimentos. Conclui-se que a maioria dos participantes apresentaram melhor rendimento escolar após os encontros do projeto, além de progredirem no aspecto socialização, pois criaram novos laços de amizade com estudantes de outros cursos.


Palavras-chave


Estratégias; Estudos; Aprendizagem

Texto completo: PDF