Portal de Eventos do IFRS, 4º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)

Tamanho da fonte: 
Literatura associada ao cinema
Pamela Erica Stieven, Dannuza Labanca Brandão Visintainer, Maísa Helena Brum

Última alteração: 14-03-2018

Resumo


A proposta do projeto é apresentar uma alternativa de cultura com novos conhecimentos aos alunos dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio. Os alunos que são internos, à noite, às vezes ficam ociosos. O projeto, então, oportuniza lazer em conjunto com o ensino da Literatura, que é de suma importância para a formação de cada um. Os alunos obtêm a teoria em sala de aula e nem sempre há tempo para assistir aos filmes, assim, o projeto oportuniza que assistam em atividade extracurricular. Este projeto é uma forma de auxiliar os alunos a compreenderem melhor os aspectos históricos, culturais, sociais, obras e períodos literários. O projeto ganhou o nome de “Literatura associada ao cinema” com a justificativa de incentivar os alunos a se interessarem mais pela disciplina de Literatura, mesmo sendo de participação facultativa. Os objetivos gerais são de oportunizar à comunidade acadêmica o acesso à arte do cinema como forma de ilustrar clássicos literários transformados em filmes. Já os objetivos específicos são a audiência de filmes relacionados aos conteúdos trabalhados em sala de aula, nos três anos do Ensino Médio, o despertar do interesse dos alunos pelos conteúdos relacionados à Literatura, associando teoria com características de contextos literários e históricos aos filmes, para proporcionar atividades linguísticas e culturais com tecnologias e recursos audiovisuais dos conteúdos literários. O projeto se utiliza da metodologia expositiva contextualizada em sala de aula, da época e aspectos das escolas literárias do filme que será exibido à noite. Ex. O gênero épico pode ser ilustrado com vários filmes, como por exemplo: a Odisseia, escrita por Homero e transformada em filme. Os filmes serão exibidos semanalmente, podendo haver um breve debate com a temática ou aspectos do filme. Como resultados constata-se êxito em grande parte dos objetivos, pois os alunos começaram a ter mais interesse pela literatura tanto por meio de livros ou dos filmes propostos, mais interesse nas características de contextos históricos discutidos em sala de aula, melhor compreensão da Literatura, além de um lazer e entretenimento gerados a cada sessão assistida. Como o projeto relaciona-se com a sala de aula, tem ótimo funcionamento. Os alunos reforçam os conteúdos, assim, quem participa da proposta tem um conhecimento muito maior e mais profundo sobre os assuntos propostos, ficando a um passo à frente dos demais colegas.


Palavras-chave


Literatura; leitura; cinema; lúdico; lazer

Texto completo: PDF