9º Seminário de Iniciação Científica (SICT)
MULHERES QUILOMBOLAS E A SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES SOCIAIS | |
Monalise D'Agostini, Gabriella Rocha de Freitas, Manuela Rösing Agostini |
SISTEMA DE SENSORES DE ANTIMÔNIO PARA LEITURA DE pH | |
William Nathaniel Amaral, Jardel Henrique Kirchner, Gabriela Benini, Leonardo Sander, Daniel Uhry, Alexandre Schafer |
PERCEPÇÕES SOBRE A GERAÇÃO DE RENDA NA INOVAÇÃO SOCIAL:INTERVENÇÃO DE PESQUISA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ARVINHA DE SERTÃO - RS | |
Daniela Boza, Manuela Rosing Agostini, Bruno Alves Nadal, Gabriella Rocha de Freitas |
A ANÁLISE DE ESTUDOS DE CASO PARA A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA ARVINHA EM SERTÃO-RS | |
Laura Vitória Alves Carra, Gabriella Rocha de Freitas, Manuela Rösing Agostini |
OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGENDA 2030 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PESQUISA EM INOVAÇÃO SOCIAL | |
Carla Schimmelfenig, Manuela Rösing Agostini, Gabriella Rocha de Freitas |
AFINAL, QUEM ESTUDA NO IFRS? - APONTAMENTOS INICIAIS SOBRE O PERFIL DAS E DOS ESTUDANTES DO CAMPUS PORTO ALEGRE | |
Pedro Luiz Vianna Osorio, Sabrina Letícia Couto da Silva, Lucas da Cunha Almeida, Helen Scorsatto Ortiz, Renata Dias Silveira, Aline Ferraz da Silva |
DIREITOS MAIS QUE HUMANOS: SEGURANÇA ALIMENTAR, CORPOS E GÊNERO | |
Fabíola Pelissoli Ferri, Kathlen Luana de Oliveira, Luiza Soethe Avila, Alanis Ramos Côrrea |
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DA ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS ABERTOS: APRESENTAÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDO | |
Sarah Pereira Almeida, Vanessa Patzlaff Bosenbecker, Jocasta dos Santos Quintana, Carolina Ritter, Taís Marini Brandelli, Leonardo Banderia Soares |
PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS DE LEITURA E ESCRITA EM INGLÊS: O USO DE FANFICS COMO RECURSO METODOLÓGICO | |
Sabrina Ramos de Freitas, Lucía Silveira Alda |
TRABALHO EM GRUPO NO SISTEMA RevisãoOnline | |
Ana Carolina Barreto Linck, Cleusa Albilia Almeida, Marcio Bigolin |
ESCRITORES SUL-RIO-GRANDENSES (1976-2016) ESTUDADOS EM TRABALHOS ACADÊMICOS: levantamento e análise bibliométrica básica | |
Júlia Oldra Medeiros, Magali Lippert da Silva Almeida |
EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS E APRENDIZAGEM DE INGLÊS: UMA PROPOSTA BASEADA EM SÉRIES TELEVISIVAS | |
Thaizy Gonçalves dos Santos, Lucía Silveira Alda |
LÍNGUA MATERNA E ESTRANGEIRA: DICOTOMIA OU ENTRELAÇAMENTO? UMA ANÁLISE DISCURSIVA DOS MODOS DE DIZER DO SUJEITO DESCENDENTE DE IMIGRANTES ALEMÃES | |
Juliana Schreiner, Giovani Forgiarini Aiub |
ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO SICILIANO (Citrus limon) E LIMÃO TAHITI (Citrus latifolia): QUANTIFICAÇÃO DE LIMONENO E AVALIAÇÃO EM CÉLULAS TUMORAIS HUMANAS | |
Thais Cardoso Bitencourt, Alessandra Nejar Bruno, Jisette González Núñez, Adriel Henrique Kidrycki Lopes, Aline Nunes Silva, Julia Maria Aibar Correa, Cristina Rörig Goulart, Lúcio Olímpio de Carvalho Vieira, Rafael Dutra Soares, Nara Regina Atz |
ESTUDO DA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTES POR LISTERIA MONOCYTOGENES E STAPHYLOCOCCUS AUREUS | |
Marcelli Powzum Amorim, Luiza Pieta |
O DESPONTAR DE VOZES SILENCIADAS: A REPRESENTAÇÃO DO NEGRO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA DO RIO GRANDE DO SUL | |
Barbara Paiva, Cassiana Grigoletto, Bruna de Souza Assis, Marcel Fernando da Silva, Patricia Regina Ritta Padilha |
AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19 EM ESTUDANTES DO IFRS CAMPUS ALVORADA | |
Raira Da Silva Fittél, Cristiane Silva Esteves, Irani Iracema de Lima Argimon, Lucas Remião Sampaio, Priscila Silva Esteves |
SUSTENTABILIDADE EM CADEIAS DE SUPRIMENTO: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA LITERATURA BRASILEIRA | |
Dener Fernando Finotti, Ana Paula Ferreira Alves |
SUSTENTABILIDADE E CADEIAS DE SUPRIMENTO CALÇADISTAS: UMA ANÁLISE DESCRITIVA DA LITERATURA BRASILEIRA | |
Milena Guimarães, Ana Paula Ferreira Alves |
O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA | |
Caio Miranda Solano, Lucía Silveira Alda |
O USO DOS FUNDAMENTOS DO ROLE-PLAYING GAME (RPG) NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA | |
Pedro Martins Caurio, Lucía Silveira Alda |
AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DO USO DE MEMÓRIA DE CODIFICADORES DE VÍDEO DIGITAL SEGUNDO O PADRÃO VVC/H.266 | |
Arthur Alves Cerveira, Felipe Martin Sampaio, Luciano Volcan Agostini, Bruno Zatt |
DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO ANALÍTICO DE BAIXO CUSTO VISANDO A DETERMINAÇÃO DE SÓDIO E POTÁSSIO EM MATRIZES AQUOSAS | |
Lucas Oliveira Aguiar, Francisco Cunha Rosa |
QUEM SÃO OS PESQUISADORES DOS INSTITUTOS FEDERAIS? | |
Rafaela da Silva Andreoli, Roberta dos Reis Neuhold |
ABCash: APRENDENDO FINANÇAS | |
Gustavo Araujo, Iuri Albandes Cunha Gomes |
IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM PLANTAS FRIGORÍFICAS | |
Luiz Gustavo Alves Aguiar Junior, Ivoni Carlos Acunha |
CONTROLE ROBUSTO/INTELIGENTE DE BRAÇO ROBÔ LEVE ATUADO POR LIGAS COM MEMÓRIA DE FORMA | |
Frederico Casara Antoniazzi, Felipe Rodrigues de Freitas Neto |
A EFETIVIDADE DO PROGRAMA DE BENEFÍCIO ESTUDANTIL NO IFRS-CAMPUS IBIRUBÁ: UMA ANÁLISE PRELIMINAR | |
Mikhaél Braga Meinke, Ana Paula Almeida, Talita Luiza de Medeiros Ferro, Vanessa Bugs Gonçalves |
EFEITOS DOS EXTRATOS DE SEMENTES DE UVA NA TOXICIDADE INDUZIDA POR GLIFOSATO EM Caenorhabditis elegans | |
Gislaine Taís Grzeça, Roberta Schmatz, Laura Caroline Pouluk Strozak, Marcus André Kurtz Almança |
IMAGEM SEM FIO: UMA ATIVIDADE LÚDICA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA | |
Arthur Campello Gausmann, Lucía Silveira Alda |
UM ESTUDO DE MODELAGEM MATEMÁTICA ACERCA DE MODELOS EPIDEMIOLÓGICOS | |
Tauana Rosa de Souza de Miranda, Carina Loureiro Andrade, Eduarda Santos de Oliveira |
(DES)PLUGA: O PENSAMENTO COMPUTACIONAL APLICADO EM ATIVIDADES INOVADORAS | |
Lucas Pinheiro Alves, Aline Silva De Bona |
O PERFIL DO PROFESSOR-LEITOR DE LÍNGUA PORTUGUESA DAS SÉRIES FINAIS DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE FELIZ/RS | |
Natália Branchi, Izandra Alves |
APLICATIVO PARA AUTOMATIZAÇÃO DO JOGO DE PAPÉIS "Gorim" | |
KAUA RIJO AGUIAR, Raquel De Miranda Barbosa, Silvio Gularte Quintana |
8º Seminário de Extensão (SEMEX)
LETRAMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA PESQUISA | |
Kríshina Pereira Almeida, Patrícia Anselmo Zanotta, Guilherme Machado Soares, Liziane Bohns Soares, Ellen Juliano Vasconcellos, Daniele Colembergue da Cunha Vanzin |
PROGRAMA GEOSAÚDE: AÇÕES REALIZADAS PARA O ENFRENTAMENTO DA SARS-COV-2 NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE | |
Allan de Lima Araújo, Delnir Monteiro de Lemos, Bruna Souza da Gama, Vitória Marca Santa Lúcia, Júlia Nyland do Amaral Ribeiro |
EXERCITANDO A QUÍMICA | |
Letícia Maria Mossmann, Márjore Antunes, Vinícius Hartmann Ferreira |
CINE CLUBE – OFCINE: REFLETINDO ACERCA DO CINEMA NACIONAL | |
Victor Tavares do Amaral, Raquel Andrade Ferreira, Gabrielle Rodrigues Peres |
OFICINAS DE INGLÊS REMOTAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA CASA LAR PADRE OSCAR BERTHOLDO EM FARROUPILHA/RS | |
Júnior de Arruda, Lucilene Bender de Sousa, Karina Bianchi |
APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA AS ARGILAS DO VALE DO RIO CAÍ | |
Ana Caroline Muller Pereira, Fernanda Trindade Gonzalez Dias, André Zimmer, Janete Zorzi, Bianca Scherer Hofstätter, Lucas Dall Agnol |
A PONTE ENTRE O BAIRRO E O INSTITUTO: ESTE CAMPUS É SEU! | |
Bruno Moisés Amaro Cegielski, Caren Rejane de Freitas Fontella, Virginia Poersch Rey |
ERER: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTICO-RACIAIS | |
Andrey Osório Machado, Karla dos Santos Guterres Alves |
HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UM CLUBE SOCIAL NEGRO: ASSOCIAÇÃO SATÉLITE PRONTIDÃO, RESISTÊNCIA E ANCESTRALIDADE | |
Leo Francisco Siqueira de Moraes, Karla dos Santos Guterres Alves |
ARTISTANDO 2020: DIÁLOGOS COM ARTE, ARTESANATO E DESIGN | |
Júlia Warken Menezes, Viviane Diehl, Bianca Corrêa Mauermann, Maria Julia Hunning Ehlert, Izandra Alves, Lilian Cláudia Xavier Cordeiro, Milene Back Juwer |
COMPARTILHANDO SABERES DOCENTES: NARRATIVAS DAS VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS | |
Letícia de Lemos Perin, Adair Adams |
PROGRAMA GEOSAÚDE: MAPEAMENTO DOS ÓBITOS REGISTRADOS POR SARS-COV-2 NO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE/RS | |
Vitória Marca Santa Lucia, Delnir Monteiro de Lemos, Allan de Lima Araújo, Bruna Souza da Gama |
CONSTITUIÇÃO PEDAGÓGICA DA SUBJETIVIDADE | |
Yasmim Zanella Accioly Fernandez, Adair Adams |
FORMAÇÃO EM FINANÇAS PESSOAIS 2020 | |
Lucas Krinski Andriola, Danilo Mattes Navarro Filho |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO UMA POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL | |
Jéssica Betina Gorgen, Ivo Mai, Patrícia Eduarda Rüdell, Jonas Anversa, Marlon Vinícius Machado, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Heilande Fátima Pereira da Silva |
TEATRO NO IFRS CAMPUS OSÓRIO — A ATUAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19 | |
Gabriela Bocchese Garcez, Marlon André da Silva, Agnes Schmeling, Lauren Beatriz Michelon, Nayara de Oliveira Alves, Maria Eduarda Cardoso da Silva |
GAUPUC - GRUPO DE APOIO AO USO PÚBLICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO | |
Luana Daniela da Silva Peres, Celson Roberto Canto Silva, Arthur de Castro Fraga, Gabriela Trentini Feijó, Denise Nobre Ferreira, Felipe André Bach Alves |
LITERATURA EM VÍDEO | |
Elis Regina Arnoldo, Dudlei Floriano de Oliveira |
PROJETO EXPERIÊNCIAS DE LEITURA EM ESPAÇOS DE CRISE | |
Luana Paula Maldaner, Izandra Alves, Natália Branchi de Oliveira, Rebecca Dresch Maldaner, Gabriel André Rataizki |
7º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (SEMEPT)
Estratégias de ensino e elaboração de materiais didático-pedagógicos de apoio à educação profissional e tecnológica | |
Luana Anchieta Rocha, Ana Sara Castaman |
INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE: RELATOS DE UM PROJETO DE ENSINO | |
Júlia Postay, Andrea Jessica Borges Monzon, Rita Andriele Amaral, Gabrielle Dellagostin |
A construção virtual do Laboratório de Educação Matemática | |
Rafael Dutra Ferrugem, Carina Loureiro Andrade, Eduardo Felipe Ferreira de Araujo, Tais Marangon |
Matemática para Física: curso de Matemática aplicada à Física do primeiro ano do Ensino Médio | |
Maria Laura Pucheu, Katia Arcaro |
Utilização de material audiovisual no ensino de inglês | |
Amanda Ariotti Arsego, Lucilene Sousa, Guilherme Sokoloski Fanton |
Podcast Mulheres na Música - Ação do Núcleo de Música IFRS - Sertão | |
Vivian Silva, Felipe Alvares, Júlia Grando |
Herbário virtual sobre plantas daninhas | |
Júlia Fonseca de Aguiar, Rafael Roberto Dallegrave Negretti, Ricardo Luis dos Santos |
O papel da motivação pessoal na aprendizagem de língua inglesa: uma proposta a partir da internacionalização acadêmica | |
Enzo Yenlung dos Santos Hsu, Lucía Silveira Alda |
Kahoot como estratégia significativa de revisão de conteúdos nas aulas de língua inglesa | |
Agatha Cardoso de Almeida, Lucía Silveira Alda |
Uso de materiais multimodais da web e motivação de estudantes no ensino remoto: o gênero como lugar de interseção | |
Rita de Cássia Ribeiro Pereira, Ana Cláudia Pereira de Almeida |
CRIAÇÃO E MANEJO DE FRANGOS DE CORTE | |
Renata Affeldt Dada, Vânia de Souza Lima Aguiar, Alessadra da Rosa |
Prejeto de Ensino Rádio Conexão | |
Emanuele Vieira Peres, Felipe Batistella Alvares |
MONITORIA ACADÊMICA DE MATEMÁTICA: AMPLIANDO VÍNCULOS EM TEMPOS DE ATENDIMENTO REMOTO | |
Miguel Ramires Jacobus Fortes, Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Josmar Chilanti Susin, Daine Scopel Boff |
Projeto de produção audiovisual do Campus Ibirubá | |
Estéfano Almeida Rius, Gabriela Fontana Abs da Cruz, Maria Eduarda Andrade |
DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO PARA CONTROLE E MONITORAMENTO REMOTO DE UM TANQUE CLASSE A PARA MANEJO DE IRRIGAÇÃO | |
Mariana Ferreira Quiroz, Rogério Ricalde Torres, Yury da Silva Barboza, Marcely Marques Boeira, Eva Juimara Ricardo Antunes, Vinícius Maso Basso, Rámon Ferreira de Jesus, Geraldo José Rodrigues, Gabriel Nachtigall Marques |
Constituição da Subjetividade | |
Morgana Trintin, Adair Adams |
Considerações sobre o projeto "Luz, Câmera... EducAÇÃO a Distância!" na pandemia | |
Jorge Eduardo Ribeiro, Adriana Ferreira Boeira, Adair Adams |
5º Seminário de Pós-Graduação (SPG)
ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: REPENSANDO CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO IFRS | |
Sandra Ligia Agnolin, Clarice Monteiro Escott |
Sessão de Indissociabilidade
Ateliê dos Números | |
Thobias Andreatta da Silva, Adair Adams |
Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT)
UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA DESIGN THINKIN PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO EDUCACIONAL: ISOTOPE RUNNER | |
Priscila de Araujo Caimi, Iuri Albandes, Felix Nicolai Delling |
Mostra de Produtos da Pós-Graduação (MPPG)
GUIA DE ACESSO ESTUDE NO IFRS BG | |
TIAGO FELIPE AMBROSINI, Clarice Monteiro Escott |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 .
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
Rua General Osório, 348, Bairro Centro, Bento Gonçalves, RS. CEP: 95700-086
[email protected] Telefone: (54) 3449-3334