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AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA DE ENVELHECIMENTO EM PROPRIEDADES MECÂNICAS NA LIGA AA 6351.
Bruna Maria Fritzen, Gilmar Jr. da Luz, Daniela Lupinacci Villanova

Última alteração: 18-10-2016

Resumo


As ligas de alumínio são de grande importância na indústria metal-mecânica, pois elas possuem excelente relação resistência-peso boa ductilidade, baixa densidade, excelentes condutividades térmica e elétrica e resistência àcorrosão. Devido a estas características elas são bastante empregadas na indústria aeronáutica, automotiva, química, petroquímica. A proposta do trabalho foi realizar o tratamento térmico, de endurecimento por precipitação seguido de envelhecimento em uma liga de alumínio AA 6351, visando avaliar a influência da temperatura de envelhecimento em suas propriedades mecânicas. Este tratamento consiste em aquecer o material a uma temperatura bem elevada, em geral relativamente próxima do ponto de fusão, de tal modo que, nesta temperatura, com os coeficientes de difusão dos elementos de liga no alumínio já suficientemente aumentados, seja possível a migração desses átomos, proporcionando a dissolução completa das fases secundárias inicialmente presentes na liga. Esta etapa do tratamento térmico é fundamental para assegurar que o envelhecimento subsequente, realizado em temperatura bem mais baixa e tempo mais prolongado, ocorra de modo controlado, de tal maneira que os precipitados sejam formados de forma controlada, principalmente no que se refere ao tamanho dos mesmos e consequentemente sua coerência com a matriz. Para tanto, inicialmente foram produzidos 5 amostras com dimensões de 5/8” (diâmetro e comprimento) para realização de pré testes, com o intuito de definir duas temperaturas para análise. Essas amostras foram solubilizadas a 580°C e envelhecidas a 140°, 160°, 180°, 200° e 220°C, por 6 horas. As amostras tratadas a 160° e 200° apresentaram a menor e maior dureza, respectivamente, sendo definidas essas temperaturas para condução do trabalho. Os tratamentos foram reconduzidos nessas temperaturas em amostras padronizadas para o ensaio de tração (NBR ISO 6892), dureza Vickers e impacto Izod (E-23 da ASTM). Em relação ao teste de impacto não foram verificadas alterações significativas. Em relação ao teste de tração verificou-se que as amostras envelhecidas a 200ºC e 160ºC apresentaram, respectivamente, uma tensão de escoamento de 209,1 MPa e 100,9 MPa. Assim, concluiu-se que há um ganho na tensão de escoamento e dureza em temperaturas superiores, porém limitadas a 200ºC, visto ter sido observada uma redução de dureza nos pré testes realizados a 220ºC.


Palavras-chave


Liga de alumínio AA6351; Tratamento térmico; Propriedades mecânicas