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CineArte: estimulando a leitura de obras literárias pertencentes ao cânone
Thiago Sordi, Caroline Caprini Silveira, Cinara Fontana Triches

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


O projeto CineArte foi concebido buscando-se o trabalho integrado entre cinema e literatura, permitindo que os alunos apreciem os textos literários como manifestação artística e desenvolvam sua imaginação e criatividade a partir da adaptação para a arte cinematográfica. Desenvolvido com a turma do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Farroupilha, o projeto está em sua quarta edição e consiste na leitura, análise e adaptação de contos literários para curtas-metragens. Sabendo do gosto e interesse dos jovens pela arte cinematográfica, vincular a literatura ao projeto traz a possibilidade de que os alunos leiam textos literários, no caso contos, buscando interpretá-los para, posteriormente, adaptá-los como roteiro cinematográfico, seguindo todas as etapas de uma produção audiovisual. A cada edição, os membros do projeto escolhem uma temática, que será o fio condutor para todas as etapas da ação. Nas edições de 2013 e 2014, o tema foi o fantástico como elemento que reflete as inconsistências da nossa realidade, sendo que na primeira edição foram selecionados textos de vários autores do gênero fantástico, tais como Jorge Luis Borges e Julio Cortázar, e na segunda apenas contos do escritor Murilo Rubião. Em 2015, o tema foi o amor e as diferentes faces desse sentimento, também com contos de diversos autores canônicos, como Machado de Assis, Clarice Lispector e Anton Tchekhov. Na atual edição, o projeto tem como tema o universo feminino e antologia de contos com obras de Gabriel García Márquez, Mia Couto, Lygia Fagundes Telles, José Eduardo Agualusa, entre outros. A escolha de temáticas possibilita debates com a turma, ainda antes da leitura dos contos, bem como a exibição de filmes junto ao projeto IFCine, que ampliam a discussão sobre o assunto aliado ao conhecimento sobre a arte cinematográfica. Percebemos que a seleção de temas que estão em evidência no cotidiano dos alunos leva a um maior interesse pela leitura dos contos, já que eles têm uma participação ativa em todas as etapas, inclusive na de análise e interpretação das obras. Tal fato torna-se notório quando chegamos ao produto final do projeto, os curtas-metragens, que demonstram a apropriação de cada um dos contos escolhidos para adaptação, já que não são uma mera reprodução da narrativa dos contos, mas vão além, pois são resultado de uma releitura, permeada por significações e criticidade.



Palavras-chave


leitura literária, curta-metragem, mediação em leitura, formação humana, cânone