Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática como ferramenta de aprendizagem
Bernardo Verçoza Alves, Juliane Donadel

Última alteração: 13-10-2016

Resumo


Uma base matemática sólida é fundamental para qualquer curso de engenharia. As inúmeras aplicações envolvendo cálculos dentro das graduações da área obrigam os alunos a ter um conhecimento matemático ainda mais requintado. Entretanto, são exatamente as disciplinas iniciais de cálculo que apresentam os maiores índices de reprovação dos cursos de graduação em engenharia do IFRS – Campus Farroupilha, ocasionados principalmente pelo ensino enfraquecido de graus anteriores e também pelo temor que os alunos passam a ter pela matemática ao longo da vida escolar. Tendo em vista um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas de cálculo, desenvolve-se no Campus uma atividade de monitoria, na qual os estudantes que encontram dificuldades nas disciplinas de cálculo buscam sanar suas dúvidas através de um monitor, que presta atendimento aos alunos. A partir desta relação entre colegas, busca-se criar um ambiente mais informal, mas que ao mesmo tempo favoreça a compreensão dos conceitos matemáticos aplicáveis nos cursos de engenharia, utilizando-se, para isso, de recursos de aprendizagem que facilitem o ensino e que não sejam tão trabalhosos quanto aqueles vistos em sala de aula. Paralelamente ao atendimento da monitoria, ocorre o desenvolvimento de ferramentas de ensino que possam auxiliar a comunidade acadêmica em disciplinas como cálculo numérico, cuja ementa é bastante extensa e rica em aplicações. Uma destas ferramentas trata-se de uma apostila, que visa uma maior eficiência da parte teórica da disciplina de cálculo numérico, visto que os métodos numéricos são essencialmente práticos. Além de a apostila proporcionar um maior aproveitamento nas aulas de cálculo numérico, o desenvolvimento do trabalho também permite ao monitor uma nova possibilidade de conhecimento, pois a produção da mesma está sendo feita no programa de edição de texto LaTeX, que utiliza uma linguagem de programação e proporciona maior facilidade na utilização de recursos da linguagem matemática. Com o progresso dessas atividades, a monitoria de matemática se qualifica como uma peça importantíssima para um bom desempenho nas disciplinas que envolvam cálculo, gerando, consequentemente, à comunidade acadêmica e à instituição, benefícios de suma importância para o andamento dos cursos de engenharia.


Palavras-chave


Monitoria; Matemática; Apostila; Aprendizagem