Portal de Eventos do IFRS, Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

Tamanho da fonte: 
Atividades artísticas e culturais no campus Farroupilha do IFRS.
Márcio Luvison

Última alteração: 25-10-2016

Resumo


O projeto de extensão Atividades artísticas e culturais do campus Farroupilha do IFRS tem por objetivo fomentar as ações artríticas e culturais no campus. Dentre as atividades realizadas destacasse o departamento de cultura gaúcha Raízes da Cultura. O DTG (Departamento de tradições Gaúchas) do IFRS - Câmpus Farroupilha, com nome definido pelo grupo no ano de 2015 como DTG Raízes da Cultura, foi fundado com o objetivo de cultuar as tradições e resgatar nos estudantes a cultura regional através da dança, música, poesia, intepretações, ações culturais e estudo histórico. Cultivar o respeito, a cordialidade, a valorização da cultura e valores regionais. Através das atividades artísticas propostas, incentivarem e educar valores, comunicação, desinibição, disciplina, comprometimento e relações interpessoais.

Contando com um instrutor voluntário externo, além da coordenação e técnicos envolvidos, o projeto trabalha os fatores citados acima em encontros semanais aos sábados de manhã, não concorrendo com a vida acadêmica dos estudantes e recebendo comunidade externa interessada.

Como resultados percebidos um aumento da procura dos estudantes pelo DTG em relação ao ano anterior de 16 integrantes em 2015 para 22 em 2016. Outro fator a ser observado é a considerável frequência apresentada pelos integrantes juntamente com a melhora do desempenho dos mesmos.


Palavras-chave


Cultura, Dança, Tradições