Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Um panorama sobre a utilização da internet por alunos da rede pública de Osório
Caylaine Valentiny Consoni Lucas, Leonardo Pospichil Lima Neto

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Com todos os avanços tecnológicos que tem acontecido nos últimos anos, é perceptível que a internet está cada vez mais inserida no nosso cotidiano, contudo, muitas vezes é utilizada de forma incorreta, o que acarreta problemas significativos em relação ao bem-estar do usuário. Sendo assim, seguindo a teoria de Young (1996), esta pesquisa busca entender a maneira como os alunos utilizam a internet. O estudo entende que se utilizar a internet de maneira excessiva é considerado dependente, pois, o usuário a usa de maneira prejudicial e sente que precisa dela, mas se tem apenas um uso regular para atividades acadêmicas, trabalho ou lazer é considerado apenas um usuário médio. Conforme Silva "O modo de vida, cada vez mais informatizado, tem exacerbado as relações benéficas ou danosas, estabelecidas com os meios tecnológicos, principalmente com aqueles mediados pela internet" (SILVA, 2020, p. 6). Desta forma, é importante destacar que todo o progresso da internet, tem lados positivos e negativos. Entretanto, não se pode negar que o mundo está cada vez mais “digitalizado”, o que pode ser um desafio para a saúde mental dos usuários com as interações através das mídias de comunicação. A pesquisa foi realizada em forma de levantamento, do qual, conforme Gil (2002), é um método investigativo da qual o objetivo principal é coletar informações diretamente de uma população ou de uma amostra que a represente, normalmente por meio de questionários ou entrevistas como instrumentos de coleta de dados. Como instrumento de pesquisa, será utilizado um questionário na plataforma Google Forms, onde o mesmo será formado por questões socioeconômicas e questões retiradas do questionário IAT (Internet Addiction Test). Após a realização da aplicação dos primeiros questionários foram obtidos dados de 117 alunos, das quais realizou-se  uma análise seguindo os fatores determinados por Young (1996), onde podemos observar que 23,1% (q = 27) apresentam traços de dependência na internet. Na análise foi obtido também respostas de grande relevância quanto ao uso da internet, apontando que a maior parte do tempo gasto na internet pelos participantes da pesquisa foi com as redes sociais. Junto a isto, pode-se evidenciar uma maior taxa de participantes que apresentem traços de dependência na internet, os participantes que utilizam a maior parte do tempo com redes sociais. Esses resultados apontam para a necessidade urgente de abordar e combater os efeitos negativos do uso descontrolado da internet, especialmente entre os jovens. Em conclusão, a pesquisa realizada revelou uma preocupante realidade em relação à dependência e ao uso excessivo da internet.

 

Palavras-chave: Juventudes; Internet; Ensino médio.


Palavras-chave


Palavras-chave: Juventudes; Internet; Ensino médio.