Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O presente trabalho apresenta a utilização e a construção de materiais concretos para gerar melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em conteúdos que possuem uma quantidade elevada de cálculos e explicações teóricas, que necessitam um maior nível de abstração. Constantemente, diversas áreas do conhecimento, principalmente as ciências da natureza e ciências exatas, são apresentadas de forma muito abstrata, fragmentada e descontextualizada da realidade dos alunos, o que torna o aprendizado pouco aderente e atrativo aos estudantes. Tendo isto em vista, é necessária a criação de estratégias que quebram este paradigma, uma vez que estes conceitos são de grande importância para o desenvolvimento escolar. Logo, é possível elencar diversos métodos diferentes a serem utilizados, entre eles, a criação e utilização de materiais concretos, que podem ser abordados como um excelente recurso para fugir do ensino baseado na repetição de fórmulas e memorização de conceitos. Esses instrumentos possuem grande capacidade de desenvolver um aprendizado significativo dos assuntos que estão sendo propostos, pois promovem a visualização e permitem a manipulação de fenômenos estudados em sala de aula. Considerando que, diversos alunos perdem interesse nos conteúdos de tais áreas do conhecimento, pelo fato de possuírem dificuldades na visualização e na compreensão dos conceitos, utilização de fórmulas complexas e uma pequena variedade de métodos resolutivos, o objetivo central do projeto é proporcionar métodos ilustrativos, possibilitando melhores experiências e oportunizando outras formas de ensino, para assim, causar maior curiosidade, interesse e impacto no processo de ensino e aprendizagem. A partir disso, primeiramente, foram realizadas pesquisas de conteúdos e materiais didáticos sobre diversos conceitos, desenvolvendo pesquisas de experiências para serem testadas, que fossem simples e feitas com materiais de fácil acesso, baixo custo e desenvolvidos no laboratório maker da instituição. Em seguida, foi necessário contextualizar explicações e estudo dos fenômenos e conteúdos que ocorrem em cada experiência a ser construída, tais como, a catapulta, trem eletromagnético e pêndulo, demonstrações do teorema de Pitágoras, experimentos sobre ondas sonoras, protótipo de uma mão robótica, dentre outros instrumentos. Junto a construção dos materiais concretos, foram organizadas explicações teóricas para cada objeto, a serem disponibilizada aos estudantes. Ainda destaca-se que foi necessário realizar testes e aprimoramentos dos materiais produzidos para utilizá-los de forma satisfatória. Durante o desenvolvimento do projeto, pode-se evidenciar alunos mais curiosos, que aos poucos, conseguiram relacionar os conceitos vistos em sala de aula com o material concreto, estabelecendo relações entre teoria e fenômeno, mais curiosos e engajados nas aulas de matemática, física e química.
Palavras-chave: Materiais concretos; Aprendizagem maker; Ensino e aprendizagem.