Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
A utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) na construção de histórias com crianças pequenas
Mariana Mu Nichimura Romeiro

Última alteração: 26-09-2024

Resumo


A literatura infantil faz parte das propostas pedagógicas junto às crianças da Educação Infantil auxiliando o desenvolvimento da capacidade de compreensão, comunicação e letramento. Nas vivências como professora da Rede Municipal de Porto Alegre de um grupo de Maternal 2, crianças de 3 à 4 anos, composta por 16 crianças, de diferentes contextos, culturas e singularidades, foi desenvolvido um projeto de criação de histórias com a utilização de uma Tecnologia Assistiva (TA) de comunicação. A Comunicação Aumentativa e Alternativa é uma (TA), que auxilia pessoas com deficiência a terem uma vida mais independente, visando principalmente a inclusão e o respeitando os diretos de qualquer indivíduo, auxiliando na expressão através de recursos além da oralidade. Através de registros em um diário de bordo do grupo foi constatado a necessidade de desenvolver formas de comunicação entre os pares além da oralidade e o grande interesse das mesmas em literatura infantil. Com objetivo de propor momentos de letramento, a criação de histórias com utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa foi uma proposta realizada para a facilitação da comunicação entre os pares, a leitura e compreensão do texto por crianças pequenas. Com o aporte teórico em autores referência na área da Comunicação, da Inclusão Escolar, das Tecnologias Assistivas e Comunicação Aumentativa e Alternativa como Claudio Baptista, Liliana Passerino, Cláudia Freitas, Rita de Cassia Reckziegel Bersch e Sheyla Werner. A prática pensada e desenvolvida no período de um mês no ano de 2023, envolveu três etapas: 1) a criação do texto tendo a professora como escriba; 2) a escolha de pictogramas que representavam as palavras do texto, utilizando a biblioteca de símbolos em CAA; 3) Contação de Histórias para os pares; 4) a criação de uma produção audiovisual para a comunidade escolar. Durante a realização do projeto foi observado o grande envolvimento das crianças no processo de criação de histórias, em que puderam se perceber protagonistas de suas produções, a importância da utilização dos pictogramas para a construção de significados das palavras, ampliando o repertório visual, o vocabulário e a inclusão escolar das crianças em sua diversidade e singularidades.



Palavras-chave


Literatura Infantil. Educação Infantil. Comunicação Aumentativa e Alternativa