Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Reconstrução do espaço externo do Jardim de Praça Meu Amiguinho: um convite ao brincar e ao contato com a natureza
Maria Eduarda de Almeida Gonçalves, Susana de Souza Fraga, Rafael de Borba Costa, Denirio Itamar Lopes Marques, Ioli Gewehr Wirth

Última alteração: 24-09-2024

Resumo


Este projeto visa promover a reconstrução dos espaços externos da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça Meu Amiguinho, localizada no bairro Floresta na cidade de Porto Alegre/RS. A escola foi severamente danificada pelas enchentes de Maio de 2024, considerada a maior inundação do Guaíba, superando a histórica enchente de 1941 na cidade de Porto Alegre. Essa ação extensionista foi idealizada por um grupo de discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Porto Alegre, após visita a escola e motivado no conceito de "Desemparedamento da Infância" de Maria Isabel Amando de Barros, considerando a interação com a natureza fundamental para o desenvolvimento integral das crianças. A metodologia é baseada na participação ativa da comunidade, com a construção de hortas suspensas e canteiros, onde foram plantadas pequenas hortaliças, temperos e flores. Além disso, o projeto tem promovido o envolvimento direto das crianças e de suas famílias, que têm demonstrado uma crescente conscientização sobre a importância dos espaços verdes para a qualidade de vida. O projeto inclui ações coletivas, entre os discentes do IFRS, equipe pedagógica e comunidade escolar, focada na reconstrução dos espaços externos da escola e dos espaços lúdicos, priorizando o contato com a natureza, a participação ativa e multiplicidade de todos envolvidos. O projeto busca romper com os modelos tradicionais de educação ambiental, proporcionando uma experiência prática e crítica, que incentiva a cidadania e o pertencimento. O envolvimento das famílias e a percepção das crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente têm sido resultados fundamentais, contribuindo para uma educação ambiental mais integrada e significativa. Esta ação tem como objetivo a recuperação dos espaços externos da escola, considerado essencial para garantia de um ambiente seguro, lúdico e contato com a natureza, contextualizando o brincar e o cuidado com a natureza, proporcionando o envolvimento das famílias e a percepção das crianças sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Entre os instrumentos para execução do projeto estão previstas reuniões quinzenais entre os extensionistas do IFRS e da equipe pedagógica da escola, onde são discutidas propostas de ação coletiva, elaborada pela equipe do IFRS e apresentada à equipe pedagógica da escola, podendo ser alterada, de acordo com o calendário das instituições de ensino e definida nos encontros. Os resultados parciais do projeto, até o momento incluem o contato com a comunidade escolar e a definição das áreas a serem revitalizadas, as demais ações serão avaliados no decorrer das atividades, nas reuniões periódicas entre as equipes pedagógicas e comunidade escolar, nas discussões das experiências e nos conhecimentos adquiridos no decorrer do projeto, contribuindo para uma educação ambiental integrada e significativa.

Palavras-chave


natureza; reconstrução; educação;