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A influência da cultura indígena no Rio Grande do Sul abordada de forma transdisciplinar
Última alteração: 26-09-2024
Resumo
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os temas contemporâneos transversais, na perspectiva da transdisciplinaridade, permitem que a educação seja um espaço de encontro e de diálogo. Essa abordagem busca entender o mundo em sua complexidade e diversidade, rompendo com o isolamento entre as disciplinas. No entanto, estudos indicam que muitos professores enfrentam dificuldades na aplicação dessa abordagem e relatam insegurança ao lidar com temas contemporâneos, como o multiculturalismo e a ciência e tecnologia. Neste cenário, este resumo descreve um trabalho que visa enfrentar esses desafios por meio da combinação do Design Participativo (DP) e da tecnologia. A metodologia adotada partiu de entrevistas realizadas com três professoras do Ensino Fundamental (EF) de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre. Os resultados obtidos nas entrevistas conduziram ao tema da influência da cultura indígena no Rio Grande do Sul (RS), em conformidade com a BNCC, que enfatiza a importância de reconhecer e respeitar a diversidade étnico-cultural. A etapa seguinte foi conduzida pelas professoras em suas turmas. Nessa atividade, os alunos, através do DP, expressaram suas curiosidades sobre a cultura indígena, desenharam como eles gostariam que os cenários e personagens fossem, desde características físicas, roupas e acessórios. A partir desses resultados, teve início o processo de criação do design de cenários e personagens. Após a conclusão dos protótipos, um novo questionário foi aplicado às professoras para avaliar o conteúdo, a linguagem e as atividades planejadas na plataforma Scratch, escolhida por permitir que crianças e adolescentes construam narrativas e jogos sem necessidade de conhecimento prévio de programação. Outro questionário foi aplicado aos 46 alunos que participaram do DP, avaliando cenários, personagens e outras características. Além de permitir que escolhessem o nome da personagem protagonista. O resultado foi um jogo educacional com atividades de linguagem adequadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental. A narrativa do jogo incorpora elementos da cultura indígena e seu impacto no RS. As principais contribuições deste trabalho incluem o desenvolvimento de habilidades e competências, além de abrir caminhos para práticas de estudos desafiadoras que estimulam a curiosidade, a reflexão e o protagonismo de alunos e professores.
Palavras-chave
Transdisciplinaridade; Cultura Indígena; Design Participativo; Jogos Educacionais