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Aprendizado sem fronteiras: Gaupuc, uma imersão além da sala de aula
Última alteração: 24-09-2024
Resumo
O Rio Grande do Sul registrou o mais intenso desastre climático de sua história. O Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre ficou alagado, com suas atividades interrompidas, e a sociedade teve a sua rotina profundamente alterada. As unidades de conservação, espaços onde se desenvolvem as ações do projeto de extensão Grupo de Apoio ao Uso Público em Unidade de Conservação (GAUPUC), suspenderam a agenda de visitação, de modo que essa combinação de fatores alterou o cronograma inicialmente planejado para o projeto, no qual sou bolsista. Nesse sentido, no lugar de relatar as atividades previstas em meu plano de trabalho como bolsista, relato aqui a experiência de cooperação técnica que obtive durante a emergência da enchente, realizando diversas ações de voluntariado junto a grupos com objetivos similares aos do projeto de extensão. Assim, as ações às quais participei ocorreram com o conhecimento e anuência do meu orientador e foram desenvolvidas em períodos distintos, a partir do Evento de maio de 2024, junto à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, ao Grupo de Resposta a Animais em Desastre e ao Parque Estadual de Itapuã. Junto aos dois primeiros parceiros, auxiliei no resgate e salvamento embarcado ativo, na captura e manejo, no transporte e relocamento de animais silvestres e doméstico, e no socorro à população atingida em Porto Alegre e região metropolitana. No Parque de Itapuã, participei de um dia de voluntariado para o recolhimento dos resíduos sólidos que se acumularam no parque durante a enchente. No período pós-enchente acompanhei as medidas de reparação, reconstrução, audiência pública, programa de apoio em Itapuã, web-conferencia, manejo em abrigos de animais, campanha de doação de animais, comunicação e educação ambiental. Como resultados, ressalto que embora restruturados, os objetivos deste projeto de extensão foram alcançados, visto que houve uma integração e cooperação técnica entre diferentes atores envolvidos na gestão do meio ambiente, em áreas protegidas ou não. Como estudante, senti-me bem preparada em relação a atualidade na qual estamos inseridos, pois acabei vivenciando aspectos já abordados em sala de aula no IFRS-POA e no GAUPUC. Como Cidadã e mãe fiquei muito feliz em poder participar e contribuir com a sociedade. Agradeço ao IFRS-POA pela oportunidade, apoio e também pelos conhecimentos adquiridos sobre vários aspectos do meio ambiente, entre eles os relacionados a gestão do uso público em áreas protegidas.
Palavras-chave
Extensão, Cooperação Técnica e Desastre Climático