Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Levantamento de requisitos para ambiente de ensino de programação
Robert Vieira Silveira

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Aprender a programar é uma tarefa desafiadora para muitos estudantes, que frequentemente enfrentam dificuldades como a interpretação de problemas, a aplicação de conceitos matemáticos e o desenvolvimento do pensamento analítico. A escassez de tempo disponível devido às responsabilidades pessoais e profissionais agravam ainda mais esses desafios. A prática constante é fundamental para a aprendizagem, mas encontrar tempo para se dedicar aos exercícios é um obstáculo significativo. Diante desse cenário, a proposta desta etapa do trabalho é investigar algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos ao aprender programação e compreender melhor o ambiente e os contextos em que eles estudam. O objetivo é analisar as dificuldades encontradas pelos alunos no momento da realização de exercícios práticos de progração; da interpretação do enunciado aos recursos que os alunos utilizam. Com base nessa análise, o trabalho pretende desenvolver um sistema que auxilie na resolução de exercícios de programação, proporcionando um suporte mais eficiente e adaptado às necessidades dos alunos. A metodologia envolve a aplicação de um questionário para estudantes que concluíram a disciplina de Linguagem de Programação I recentemente e em semestres anteriores. Este questionário busca capturar informações detalhadas sobre as dificuldades encontradas, o ambiente de estudo e as ferramentas utilizadas. Os resultados preliminares indicam que os estudantes dedicam em média de 2 a 4 dias por semana à prática dos exercícios. A dificuldade mais citada foi a concentração, seguida por problemas relacionados à interpretação dos enunciados. A maioria dos alunos estuda em casa, na faculdade e no trabalho, utilizando principalmente o computador. Além disso, os estudantes demonstraram preferência por aplicativos que não exigem instalação. Conclui-se que o questionário é adequado para o levantamento de requisitos e deverá ser aplicado em um número maior de estudantes para obter dados mais consistentes.


Palavras-chave


linguagem de programação; aprendizagem; ensino de programação