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Inovação, processos digitais e educação permanente – (re)pensando o secretariado
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Este trabalho pretende apresentar alguns dados preliminares sobre transformações tecnológicas ocorridas na profissão de secretariado e destacar como conceitos do campo da inovação e aprendizagem permanente têm sido incorporados pela profissão. O desejo de buscar dados para conhecer as transformações na profissão relacionadas às tecnologias da informação e comunicação, educação permanente e inovação surgiu na primeira turma do componente curricular de Inovação e Processos Digitais para o Secretariado, do curso Técnico em Secretariado, do Campus Porto Alegre, ocorrida em 2024/1. O interesse foi suscitado no momento em que se faziam reflexões sobre as várias mudanças ocorridas na profissão sob o impacto das tecnologias da informação e comunicação, aliadas a conceitos de inovação e necessidade de aprendizagem permanente. Pontua-se que tais transformações não dizem respeito aos fundamentos da profissão associados ao campo da assessoria e da ética profissional, mas à incorporação cada vez maior de tecnologias digitais e à necessidade de buscar educação permanente e de ser inovador e criativo na atuação profissional. O estudo do papel da inovação e da necessidade de aprendizagem permanente alinhada ao curso Técnico em Secretariado é relevante, visto que houve inúmeras rupturas, nos últimos anos, não só no que diz respeito à incorporação tecnológica em si, mas também no que se refere às competências – conhecimentos, habilidade e atitudes – requeridas dos profissionais, que vêm substituindo o telefone tradicional pelo WhatsApp, as reuniões presenciais pelas reuniões em diferentes plataformas, como o Teams e o Google Meet, o trabalho presencial pelo remoto, o compartilhamento documental digital ao invés de físico, só para citar algumas das situações mais recentes. O estudo adota como referencial teórico os conceitos dos campos do secretariado, ciências da informação, inovação e educação permanente. Tal articulação teórica objetiva construir nexos para pensar modos de conhecer e destacar novas formas de atuação do secretariado diante do emprego das tecnologias digitais e das novas demandas organizacionais. A abordagem metodológica caracteriza-se pelas pesquisas na plataforma Google a partir dos termos inovação, tecnologias da informação e comunicação e educação permanente, associados ao secretariado, bem como pela revisão da literatura já existente sobre o tema pesquisado. Futuramente, poderá ser acrescida a coleta de dados junto aos profissionais de secretariado de nível técnico. Os dados já coletados indicam a transformação da profissão por meio de atribuições conectadas, cada vez mais, ao emprego das tecnologias da informação e comunicação e a necessidade permanente de aprendizagem. Além disso, considera-se a necessidade de uma postura de inovação a partir do aprendizado contínuo, assim como o desenvolvimento de competências empreendedoras. Conjuntamente, esses fatores estão proporcionando à profissão rupturas e substituições de visões mais conservadoras e abrindo espaço para o profissional que encontra, nas tecnologias da informação e comunicação, na aprendizagem permanente e na assimilação de posturas inovadoras, a ressignificação de seu fazer profissional e novas frentes de atuação.
Palavras-chave
secretariado, inovação, tecnologias da informação e comunicação