Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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O USO DA MARCA COLETIVA COMO INSTRUMENTO DE VALORIZAÇÃO DOS TERRITÓRIOS CRIATIVOS
Adriana Larruscahim Hamilton Ilha, Kelly Lissandra Bruch, Priscila Wachs

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


Os territórios criativos são delimitações geográficas onde se concentram atividades econômicas, culturais e sociais, geralmente desempenhadas por profissionais das indústrias criativas. O fortalecimento desses territórios enquanto ecossistema mostra-se de vital importância para garantir a sustentabilidade dos negócios que integram esses ambientes, além de assegurar a preservação do patrimônio histórico local. Considerando o exposto, o objetivo do trabalho é investigar o papel das marcas coletivas na proteção e promoção dos territórios criativos. O olhar volta-se para a contribuição das marcas para o desenvolvimento sustentável dessas áreas que concentram diferentes atividades criativas, agregando valor aos territórios, aos produtos e serviços ali ofertados, protegendo o patrimônio imaterial e estimulando o turismo nestes ambientes. O trabalho foi realizado a partir do método de revisão bibliográfica, que consistiu na análise de publicações relevantes sobre os temas. Essa abordagem possibilitou a identificação e compreensão de importantes conceitos, teorias e discussões existentes. O uso de marcas coletivas representa uma estratégia eficaz para fortalecer a economia criativa em várias regiões, especialmente quando se trata de identificar e promover produtos e serviços relacionados à cultura, arte, design, turismo e outras indústrias criativas. As marcas coletivas podem agregar valor às produções locais, aumentando sua visibilidade e reconhecimento, tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Além de proteger a identidade e a autenticidade dos produtos e serviços, as marcas coletivas contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios criativos. Elas ajudam a criar uma identidade comum entre os atores envolvidos, promovendo a coesão social e econômica dentro da comunidade. Também estimulam a cooperação entre os membros do território, incentivando a criação de redes de colaboração e o compartilhamento de recursos. Ao analisar o potencial das marcas coletivas para os territórios criativos, o estudo destaca a relevância de incentivar o uso desse mecanismo. A formalização e o registro dessas marcas podem auxiliar na proteção e valorização dos territórios criativos, promovendo não apenas os produtos e serviços ali originados, mas também fomentando o desenvolvimento econômico e cultural dessas regiões. A marca coletiva fortalece a competitividade no mercado, ao mesmo tempo que promove o senso de pertencimento e identidade entre os membros da coletividade. Assim, o estudo ressalta a importância de promover a conscientização sobre o papel estratégico das marcas coletivas para agregar valor e visibilidade aos produtos e serviços locais, fortalecendo a economia criativa, promovendo o desenvolvimento sustentável, a preservação do patrimônio imaterial e a coesão social nos territórios. Como estudos futuros, sugere-se o levantamento das marcas coletivas em vigor no Brasil, para verificar se este instrumento vem sendo utilizado para identificar territórios criativos, bem como o estudo sobre o uso de outros signos distintivos de uso coletivo para identificar territórios criativos.


Palavras-chave


territórios criativos; marcas coletivas; desenvolvimento sustentável