Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Grupo de Dança do Mais Movimento: uma nova vivência no Campus POA
Rita Dostal Zanini, Cíntia Mussi Alvim Stocchero, Ângelo Cassio Magalhães Horn

Última alteração: 25-09-2024

Resumo


A prática regular de exercícios físicos, como a dança, traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos. A dança traduz um exercício físico bastante completo na medida em que gera a melhora da capacidade cardiorrespiratória, coordenação motora e equilíbrio, bem como o incremento das habilidades de locomoção, estabilidade, manipulação (por exemplo através do manuseio de complementos da dança como leques, lenços, castanholas etc.) e ritmo, destacando-se, ainda, de maneira especial, a capacidade de expressão corporal. Um dos objetivos do projeto Mais Movimento, Mais Saúde é a oferta de práticas corporais variadas a toda comunidade do campus. Sendo assim, esse trabalho em particular buscou implementar aulas de dança para os discentes e servidores do campus. Metodologia: foram disponibilizados 2 horários semanais para as aulas de diferentes ritmos de dança (zumba, ritmos latinos, pop dance etc). Ao longo das aulas são construídas coreografias baseadas em estilos de dança mais específicos, como a dança flamenca, a dança do ventre e o hip hop. A estrutura da aula envolve: exercícios de dança específicos para membros superiores e inferiores, tronco, cabeça e extremidades, além do trabalho de destrezas específicas necessárias à execução de células coreográficas e coreografias inteiras.  Também são proporcionados exercícios complementares para instigar a capacidade criativa das alunas, a fim de que, em momentos “solo”, estas possam se expressar livremente com base em alguns dos movimentos anteriormente aprendidos em sala de aula. São abordados, ainda, aspectos expressivos de alguns estilos de dança como o hip hop e o flamenco mediante a utilização das palmas, “pitos” (estalos rítmicos de dedos) e outros elementos de percussão corporal. Resultados: a experiência realizada ao longo do semestre demonstrou que as alunas: a) reconheceram a importância da dança para a manutenção da saúde física e mental; b) adquiriram conhecimentos técnicos de diferentes estilos de dança com êxito, a ponto de conseguirem executar várias coreografias completas e apresentá-las perante o público, e c) participaram do processo de cocriação coreográfica em sala de aula. Considerações finais: a criação do grupo de dança confirmou a importância que o acesso às práticas corporais variadas desempenha no engajamento acadêmico das estudantes participantes, além de favorecer a vinculação e senso de pertencimento ao Campus e a ampliação da rede de relacionamentos. Destaca-se ainda, a relevância da dança para a qualidade de vida e o bem-estar de suas praticantes, o que foi verificado através de reiterados relatos das mesmas. Dando seguimento no semestre, pretende-se seguir com a vivência mediante a inserção de estilos de dança ainda mais complexos (como o tango e a dança flamenca tradicional), com vistas a um incremento tanto das capacidades físicas como intelectuais e artísticas das integrantes do grupo.

Palavras-chave


Atividade física; saúde; dança