Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Permanência e êxito: achados na literatura acadêmica sobre estratégias para licenciandos em Ciências e Química
Tiago Vitor Santos dos Santos

Última alteração: 26-09-2024

Resumo


O presente trabalho versa sobre achados na literatura que tratam das “causas de evasão” e das “ações desenvolvidas” que contribuíram para a permanência e êxito dos estudantes, no âmbito de cursos de licenciaturas das áreas de Ciências da Natureza e de Química. A questão investigada emerge dos dados do último Censo da Educação Superior, o qual evidencia elevada evasão nos cursos de licenciatura no Brasil e, em especial, naqueles das áreas específicas desta investigação. O texto é um recorte da pesquisa intitulada “Produtos Educacionais e Práticas Educativas para Permanência e Êxito de Estudantes", a qual nasceu das vivências no curso de formação de professores em Ciências da Natureza: Biologia e Química - LCN do Campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A pesquisa de tipo bibliográfica está fundamentada no estudo de artigos científicos encontrados no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Adotou-se como foco as palavras-chave combinadas: evasão e licenciatura com ciências e química, e; permanência e êxito e licenciatura com ciências e química. Os textos foram selecionados a partir da leitura de noventa e cinco títulos e trinta e sete resumos, dentre os quais vinte e três artigos foram selecionados para análise. Assim, foi possível concluir que dentre as principais causas para o aluno deixar o curso estão relacionadas com as cinco categorias que emergem da análise: currículo do curso; interesses de estudantes; estrutura institucional; práticas docentes e; desvalorização da carreira todas elas permeadas aos três aspectos referidos na literatura (fatores individuais referentes aos estudantes, fatores internos às instituições e fatores externos às instituições). Já no que diz respeito às principais ações desenvolvidas para a mudança desse cenário, a literatura investigada relata ações de alcance institucional tais como ampliação do vínculo do estudante com a instituição; incentivo aos estudantes; integração acadêmica de acompanhamento contínuo; melhorias dos processos de ensino e de aprendizagem e de assistência social estudantil; reformas curriculares; incentivo à qualificação de formadores e servidores vinculados aos cursos; melhorias na estrutura e em equipamentos; ações inclusivas; ações de promoção à saúde; valorização dos cursos e; auxílio financeiro para a permanência e êxito. Além disso, lutar pela melhoria das condições de carreira e de trabalho dos professores da educação básica é outro ponto  defendido. O fortalecimento de políticas institucionais de permanência e êxito, bem como a construção de práticas educativas e de estratégias que possam contribuir para a efetiva aprendizagem e alfabetização científica dos estudantes são ações que estão ao alcance institucional e que podem trazer resultados na redução da evasão nos cursos de licenciaturas das áreas de Ciência da Natureza e Química.

Palavras-chave


Licenciatura; Evasão; Permanência e êxito