Tamanho da fonte:
A importância do NEABI para a concretização da identidade inclusiva do IFRS
Última alteração: 25-09-2024
Resumo
Autora Principal Gabriela Ferreira Silveira, Andréa Ribeiro Gonçalves (Orientadora)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus [email protected], [email protected] Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul faz parte de um conjunto de ações e instrumentosinstitucionais que buscam mitigar prejuízos sociais historicamente reproduzidos, queexcluíram de espaços representativos as pessoas afrodescendentes e indígenas. Este trabalhotem por objetivo refletir sobre a importância da atuação do NEABI do campus Porto Alegrepara a formação de uma cultura de inclusão, visando a concretização das Políticas de AçõesAfirmativas no âmbito do IFRS. O percurso metodológico seguido foi uma pesquisabibliográfica de abordagem qualitativa e exploratória. O NEABI é uma das conquistas daslutas e resistências do Movimento Negro ao longo da histórica da formação do povobrasileiro. Alicerçado pelas Leis 10.693 de 2003, 11.645 de 2008, que instituem as DiretrizesCurriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino daHistória e Cultura Afro-brasileira e Indígena, por meio da organização e prática da Educaçãopara as Relações Étnico-Raciais (ERER) e também pela Lei 12.288 de 2010 que versa oEstatuto da Igualdade Racial, se configura em um espaço propositivo e consultivo em todos oscampi do IFRS. Propondo e promovendo ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, que institua acultura da inclusão para acesso, permanência e conclusão dos itinerários formativos dosnossos estudantes. Com destaque para a atuação junto às comissões de heteroidentificação nosprocessos seletivos de ingresso de estudantes e servidores. O NEABI PoA iniciou suasatividades em 2012, como espaço de estudos sobre as temáticas étnico-raciais, atualmente éorientado permanentemente pela Assessoria de Relações Étnico-Raciais da reitoria. Atuandona inclusão de segmentos sociais, que historicamente foram impedidos, direta ouindiretamente, de acessar direitos que pudessem proporcionar a dignidade e igualdade da vidahumana para todo(a)s cidadãos e cidadãs brasileiro(a)s, conforme previsto na ConstituiçãoFederal de 1988. Tem na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) sua principalferramenta para reduzir as distâncias e desigualdades entre as pessoas brancas e as pardas,pretas e indígenas, intentando fortalecer a educação antirracista, contribuindo para que essadiscussão seja incorporada nas políticas institucionais, propondo palestras, rodas de conversase estudos como ações de formação contínua. A promoção da igualdade racial é a principaljustificativa da existência do NEABI, neste sentido apesar dos obstáculos, trabalhamos paraque a educação pública de qualidade do IFRS alcance a população que mais necessita. Cientesdos constantes desafios e inquietações do sistema desigual que vivemos, consideramosnecessário estabelecer estratégias e planos constantes visando à institucionalização efetiva doNEABI como instrumento para formação da identidade institucional inclusiva do IFRS e naluta contra o preconceito, discriminação e intolerância étnico-racial.Palavras-chave. NEABI; Inclusão; Ação Afirmativa.
Palavras-chave
NEABI; Inclusão; Ação Afirmativa