Última alteração: 23-09-2024
Resumo
O aumento exponencial de disponibilidade de informações nos mais diversos suportes e assuntos, impulsionado pelo uso das tecnologias, requer o desenvolvimento de habilidades informacionais que permitam o adequado processo de busca, seleção, uso e apropriação de informações confiáveis. É fato que as informações falsas sempre circularam entre as pessoas, no entanto o uso das tecnologias permitiu que tenham um alcance ainda maior, uma vez que os canais responsáveis por esse tipo de divulgação utilizam meios que se assemelham às comunicações verídicas, confundindo o leitor. A informação em saúde é alvo constante dessas situações, porém os perigos que estão por trás dessas armadilhas podem resultar em graves ameaças à saúde. Assim, pode-se afirmar ser necessário o desenvolvimento de habilidades informacionais, permitindo que as pessoas consigam lidar com o complexo ambiente informacional. O bibliotecário é mediador entre o usuário e a informação, à medida que atua de forma a disponibilizar informações relevantes com agilidade e precisão no atendimento às necessidades de busca. Segunda a UNESCO, as bibliotecas são espaços estratégicos para a realização de ações com vistas à promoção da AMI, o que requer que os profissionais atuantes em tais espaços, bibliotecários e técnicos em Biblioteconomia, estejam preparados para implementá-las. Neste sentido, cabe ressaltar que as bibliotecas, enquanto espaço de acesso à informação, de construção de conhecimentos, de lazer, de pesquisa, de ensino e de aprendizagem, devem atender demandas informacionais diversas e a seus diversos públicos. Diante do exposto, como problema de pesquisa pretende-se investigar como a capacitação de estudantes de Biblioteconomia sobre AMI contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências em mídias e informações na promoção da saúde? O objetivo geral consiste em verificar se os estudantes de Biblioteconomia apresentam habilidades e competências de acessar, selecionar, usar, recuperar, produzir e compartilhar informações e conteúdos midiáticos, por meio das tecnologias, no âmbito da AMI em Saúde. Dentre os objetivos específicos pode-se destacar a realização da revisão de literatura para o estabelecimento de relações teóricas entre AMI e Literacia para a saúde e a produção de conteúdos para as ações teórico-práticas. A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa baseada em estudo de caso e para a realização da observação e coleta de dados, uma das etapas do estudo de caso, será ofertada a “Capacitação sobre Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), Saúde e Aprendizagem Criativa: conhecimentos e práticas”, para os estudantes de Biblioteconomia, sujeitos da pesquisa, promovendo a indissociabilidade entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão. Espera-se que os participantes a partir da capacitação construam novos conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades e competências em AMI para a tomada de decisão em relação à saúde para uma melhor qualidade de vida e mediação junto às pessoas atendidas pelas bibliotecas.