Última alteração: 24-09-2024
Resumo
De acordo com a proposta de colaboração mútua entre o IFRS campus Alvorada, e o projeto NAC (Núcleo de Arte e Cultura) e GA (Galeria Aberta), que são projetos destinados às realizações artísticas e culturais que visam não somente os estudantes e servidores do campus mas também a comunidade externa, e a partir disso foi desenvolvida a formação de mediadores para a exposição que foi confeccionada nos corredores do campus a partir de fotos selecionadas do fotolivro “Alvorecer em Terreiros”, escrito pela mestra e pesquisadora alvoradense, Tainã Rosa, com auxílio de sua equipe assim como o fotógrafo Josemar Afrovulto. E essa formação teve com objetivo central a discussão e contextualização dos principais temas e assuntos que foram abordados e pesquisados no fotolivro, como as características sobre religiões de origem africana, e várias questões de como ainda se perpetua os estigmas e preconceitos ligados às próprias religiões de origem africanas no Brasil, sendo assim instruindo nós mediadores de como fazer da melhor maneira as mediações, visto que teria que abranger linguagens adequadas, já que o público alvo eram escolas públicas de ensino fundamental do município de Alvorada, e que viriam turmas das mais diversas idades assim como os professores e adultos do EJA( Educação de Jovens e Adultos). E ela foi realizada durante um turno da tarde, no auditório do campus, tendo como público alvo nós bolsistas dos projetos, assim como também interessados de outros cursos do IFRS, além da palestrante fazer uma própria mediação com os mediadores para esclarecer as próprias dúvidas e perguntas de nós, e deu sugestões de como responder as possíveis dúvidas que os estudantes poderiam ter durante as mediações pelas fotografias do exposição. Portanto com essa mediação foi visado o diálogo e a interlocução entre a palestrante e os mediadores para constituir uma base forte para que se conseguisse repassar as informações que se desejava, e como resultados preliminares de tal, foi observado que as professoras e os estudantes, tiveram um grande interesse e diversas dúvidas sobre a temática, porém assim como também houve aqueles que entendiam e compreendiam profundamente sobre as religiões, sendo por serem praticantes, ou por serem de famílias as quais haviam religiosos dessas religiões de matrizes africanas, sendo assim pode se compreender que há muitas maneiras de ensinar e de aprender, e que os próprios estudantes podem ensinar coisas a quem estaria teoricamente o ensinando.