Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Bioquímica tátil: Remodelando a inclusão no ensino de alunos com deficiência visual com o uso da impressão 3D
Bruno da cunha porto alegre, Evandro Damasceno Morais, Andre Peres, Liliane Madruga Prestes, Karin Tallini

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


A inclusão é um componente fundamental na educação, pois tem como objetivo assegurar que todos os estudantes tenham acesso aos diversos ambientes de aprendizagem, de forma fácil, autônoma e segura. Nas salas de aula, é imprescindível que os recursos didáticos sejam acessíveis a todos os estudantes. Assim, é necessário pensar em um processo educacional colaborativo, considerando a acessibilidade para diversos tipos de usuários. A Bioquímica é uma ciência em constante evolução, o que torna cada vez mais desafiador acompanhar suas inovações. A utilização de modelos didáticos em bioquímica transforma as rotas bioquímicas abstratas em objetos visuais e táteis que podem ser utilizados pelos estudantes com dificuldades de aprendizagem,  deficiência visual, cegueira ou baixa visão. A impressão 3D utiliza a luz para solidificar camadas de fotopolímero. No contexto escolar, essa técnica pode recriar atividades experimentais e modelos, como moléculas para química e cadeias de DNA para biologia. Sendo um recurso tátil, a impressão 3D promove uma metodologia inclusiva, permitindo que estudantes cegos ou com baixa visão participem igualmente das aulas e compreendam o conteúdo. O POALAB é um laboratório de fabricação digital sediado no Campus Porto Alegre do IFRS e está conectado à Rede Mundial de FABLABs. A rede FABLABs caracteriza-se como uma plataforma de prototipagem rápida para a aprendizagem, inovação e invenção, bem como um lugar para jogar, para criar, para aprender, para orientar e para inventar. No POALAB podemos criar modelos biológicos tridimensionais, semi-planos (alto relevo) e coloridos facilitam o aprendizado ao complementar o conteúdo escrito e as figuras bidimensionais dos livros. Esses modelos permitem que os estudantes manipulem o material e o visualizem de diferentes ângulos, melhorando a compreensão do conteúdo abordado. O objetivo desta pesquisa é promover aportes teóricos e práticos para a elaboração e construção de recursos didáticos diferenciados e inclusivos visando o ensino de Bioquímica no ensino médio, ensino profissionalizante e no ensino superior a partir da utilização de tecnologias de modelagem 3D. O projeto possui uma natureza de pesquisa aplicada e foi desenvolvido em várias etapas e aplicado a área de bioquímica com auxílio da equipe do POALAB. As etapas do projeto são: revisão bibliográfica; produção de materiais didáticos inclusivos (protótipo) focando na bioquímica; construção de manuais e vídeos. Como resultado parcial até o momento foi a produção de um protótipo de material didático impresso em 3D das etapas do ciclo de Krebs. a ser utilizado por estudantes que apresentem dificuldades de aprendizado em Bioquímica e que este modelo seja utilizado por alunos com cegueira ou baixa visão. Os próximos passos serão a submissão do projeto para o CEP-IFRS, a fim de que o protótipo possa ser avaliado junto a estudantes que apresentam baixa visão e/ou cegueira.

Palavras-chave


Bioquímica. Impressão 3D. Inclusão