Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

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Investigação sobre o uso do ChatGPT para o ensino de química: uma revisão de literatura
Cleide Cristina Marques, Aline Grunewald Nichele

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


O ChatGPT é uma tecnologia criada pela OpenAI, que usa inteligência artificial para entender e gerar texto de maneira semelhante à comunicação humana. Neste contexto, este estudo tem como objetivo conhecer como a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, vem sendo utilizada no ensino de Química. Para isso, a metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, por meio do Portal de Periódicos da Capes, em acervos específicos de periódicos reconhecidos na área do ensino de Química, em especial, o Journal of Chemical Education. A pesquisa inicial identificou 46 artigos, destes, 14 foram excluídos por não mencionarem o ChatGPT. Os 32 artigos relacionados aos interesses da pesquisa foram avaliados considerando categorias de análise previamente definidas, sendo elas: uso do ChatGPT em aula com estudantes; uso no contexto docente; potencialidades e fragilidades do ChatGPT. A análise revelou que 2 artigos abordam o uso do ChatGPT diretamente em aula com estudantes, e 2 discutem a testagem da sua potencialidade pelos alunos. Além disso, 7 artigos exploram o uso do ChatGPT no contexto docente e a testagem de suas potencialidades, enquanto 1 artigo foca exclusivamente no contexto docente. Também foram encontrados 17 artigos discutindo apenas as potencialidades do ChatGPT. Adicionalmente, 3 artigos tratavam de estudos relacionados a outras tecnologias de chatbot. Estes achados oferecem uma visão abrangente sobre as práticas e debates envolvendo o ChatGPT no ensino de química, mostrando uma diversidade de abordagens e focos de pesquisa. Os resultados indicam um interesse significativo nas potencialidades do ChatGPT e em sua aplicação no contexto docente, com menor ênfase em sua utilização direta com os estudantes. A análise dos artigos aponta para uma tendência de exploração das vantagens que o ChatGPT pode oferecer aos docentes, enquanto o uso direto com os estudantes e comparações com outras tecnologias ainda são áreas menos exploradas. Este panorama destaca a necessidade de mais pesquisas focadas em como o ChatGPT pode ser integrado diretamente nas atividades com os estudantes e comparado com outras ferramentas educacionais. Os resultados da pesquisa bibliográfica também sugerem que a maioria dos estudos concentram-se na avaliação das potencialidades do ChatGPT, refletindo uma preocupação com como essa tecnologia pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem. No entanto, há uma lacuna na investigação sobre suas limitações e a eficácia em comparação com outras tecnologias de chatbot. O estudo oferece uma base para a continuidade desta pesquisa, que buscará a concepção de práticas pedagógicas para a educação em Química utilizando a inteligência artificial.



Palavras-chave


ChatGPT; Ensino de Química; Tecnologias na Educação