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Diagnóstico preliminar no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores-CMET Paulo Freire para aplicação de ações em educação ambiental popular.
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
Os projetos de extensão “Educação Ambiental Popular: diálogo de saberes” e “Educação Ambiental Popular no enfrentamento à situação de calamidade no RS” têm como pressuposto a noção da educação ambiental como prática social de formação de cidadania. Essa perspectiva possui contribuições importantes para o desenvolvimento de diagnósticos participativos, para a identificação das demandas dos grupos e sujeitos envolvidos e para a promoção do engajamento das comunidades-alvo com as ações educativas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico preliminar do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire que vem sendo desenvolvido no âmbito dos projetos de extensão e que almeja subsidiar o desenvolvimento de oficinas de Educação Ambiental nesta instituição. Para o desenvolvimento desse diagnóstico vem sendo utilizada a metodologia de Pesquisa Participante que se caracteriza pela interação entre o pesquisador e o grupo analisado, para que haja uma profunda compreensão da realidade social desta comunidade. O CMET é uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA), de nível fundamental, localizada no bairro Santana e que funciona nos três turnos. A partir da coleta de dados primários e secundários foi observada a heterogeneidade dos estudantes, tanto no que se refere às suas idades, quanto no que tange às suas condições socioeconômicas. Além disso, o público atendido se caracteriza pelo número significativo de jovens em situação de vulnerabilidade e de pessoas com deficiência (PCD). Os estudantes entre de quinze a vinte anos são a maioria, mas há grande presença de pessoas com mais idade. Os alunos que frequentam o CMET vêm de vários bairros de Porto Alegre e de outros municípios da Região Metropolitana e, em sua maioria, não possuem vínculo empregatício. A instituição tem como base para suas intervenções a educação inclusiva e o respeito aos diferentes tempos de aprendizagem dos alunos. As ações de educação ambiental que serão planejadas e desenvolvidas com base nesse diagnóstico pretendem, entre outras coisas, promover o diálogo entre diferentes saberes e o estabelecimento de alianças efetivas. Espera-se, ademais, desenvolver atividades didáticas e interativas, com vistas à construção de pluriversos, a partir do olhar e dos saberes dos estudantes.
Palavras-chave
educação ambiental popular; diagnóstico participativo; diálogo de saberes.