Tamanho da fonte:
A Composição Coreográfica como Processo de Reflexão Artística no Ensino Médio: Uma Experiência de Expressão e Silêncio
Última alteração: 23-09-2024
Resumo
A pesquisa trata-se de uma proposta de composição coreográfica desenvolvida na disciplina de Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS. Tem como objetivo promover a reflexão sobre a experiência e a criação artística da coreografia intitulada Reaparecer. A primeira autora do texto é estudante do Ensino Médio da referida escola, que possui Artes Visuais, Dança, Música e Teatro como disciplinas obrigatório-alternativas na última etapa curricular, ou seja, a estudante teve a oportunidade de escolher a Dança dentre as quatro linguagens artísticas para cursar durante o ano de 2023, proporcionando a criação do trabalho aqui apresentado. Ainda em 2023, a estudante ingressou como bolsista de Iniciação Científica do Ensino Médio junto ao projeto de pesquisa “Dança como componente curricular na Educação Básica: um percurso no Colégio de Aplicação da UFRGS”, desenvolvendo, portanto, uma pesquisa em prática artística. A coreografia poderia ser realizada individualmente, formato escolhido pela estudante, de maneira autoral, a partir de exercícios e dinâmicas de improvisação e criação coreográfica feitos em aula. Envolvia também a escrita de um projeto, contendo o tema da coreografia, buscando desenvolver de que forma ele seria expressado, quais estímulos seriam utilizados, reflexões sobre figurino, cenografia, dentre outros aspectos. Após algumas experimentações, a artista e pesquisadora optou por um tema que tinha relação direta com algo de seu cotidiano, tal seja, a dificuldade de expressar-se nas relações, pois ela não consegue conversar sobre seus sentimentos de maneira fluida nem com as pessoas mais próximas. Sabendo que não é a única de sua rede a sofrer com essa questão, escolheu o tema para, através da arte, poder elabora suas dificuldades e, ainda, possivelmente tocar aqueles que possuem problemas semelhantes. Durante a coreografia, a bailarina utiliza uma máscara. A coreografia começa no silêncio, com ela deitada no chão de costas para o público. Uma série de respirações com um tom de cansaço preenchem esse silêncio, até que um movimento explosivo rompe aquela atmosfera, então a bailarina senta-se e começa a tentar se comunicar a partir de gestos desesperados com as mãos, procurando encontrar a voz que lhe falta. A coreografia é composta por dois principais momentos: o início, com movimentos pequenos e leves, e final, com movimentos amplos e mais brutos. A obra encerra-se com respirações que voltam a tomar conta da cena, com a bailarina tirando a máscara que a prendia naquele silêncio. Por fim, a estudante conclui que a composição deste solo foi uma experiência nova para ela, pois teve a oportunidade de estimular sua criatividade através dos exercícios que foram propostos pela professora e, ainda, foi capaz de entender a importância de desenvolver uma atividade artística como a dança na escola.
Palavras-chave
Dança na escola; composição coreográfica; pesquisa em prática artística