Portal de Eventos do IFRS, 24ª MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS PORTO ALEGRE

Tamanho da fonte: 
Produção de materiais didático-pedagógicos para aulas práticas no curso técnico de biblioteconomia
Letícia Peixoto Porto, Ângela Flach

Última alteração: 23-09-2024

Resumo


A atuação do Técnico em Biblioteconomia é multifacetada e, em função da necessidade de enriquecimento da formação dos futuros profissionais no âmbito de uma biblioteca - tendo em vista a cada vez mais evidente importância da preservação e conservação dos acervos bibliográficos – foi criado este projeto de ensino, cujas atividades realizadas têm como objetivos: a) prestar assistência à professora através da monitoria junto aos alunos; b) auxiliar no preparo de materiais para as aulas práticas; c) manter a organização do laboratório de ensino; d) produzir materiais didáticos com o objetivo de enriquecer o aprendizado dos alunos; e) assessorar os alunos que necessitem realizar atividades no turno inverso, à exemplo dos alunos que realizam a disciplina de estágio, que com frequência vêm ao laboratório para realizar reparos nos livros das bibliotecas onde atuam; f) realizar atividades junto a outros setores, em especial de reparos em livros junto à Biblioteca do Campus Porto Alegre. As atividades de monitoria são muito enriquecedoras para o bolsista, pois com elas é possível obter maior aprendizado dos conteúdos e dos processos de ensino, especialmente diante da necessidade de adaptar-se aos diferentes perfis de alunos que realizam a disciplina, bem como oferece uma ampliação das perspectivas de atuação profissional dentro da área de Biblioteconomia. Este ano, levando-se em conta este aspecto, foram desenvolvidos materiais didáticos e lúdicos no intuito de fazer com que os alunos tivessem maior contato com a teoria por trás da prática de preservação, encadernação e reparos em livros. Para isso, foram criados: a) um jogo de tabuleiro no intuito de promover a revisão de conteúdos; b) cartões de ilustrações de materiais utilizados no laboratório - que posteriormente foram incorporados à apostila da disciplina - e; c) foi utilizado também o jogo de memória sobre as partes do livro, já produzido em outra edição do projeto. Ainda, estamos em processo de desenvolvimento de um material que consiste em uma linha do tempo que retrata a história dos suportes de escrita e da encadernação. Além disso, foram feitas melhorias na apostila utilizada pelos alunos, que passou a ser encadernada por eles como um livro. Estas mudanças vêm demonstrando sua importância ao observarmos que os alunos compreendem melhor os conteúdos ministrados em aula. No primeiro semestre de 2024, a utilização destes materiais foi especialmente importante, pois facilitou a interação de duas estudantes surdas que cursaram as aulas práticas. Ressalta-se, por fim, que o projeto vem cumprindo com sucesso sua função de dinamizar, com diferentes recursos, as atividades realizadas nas aulas teórico-práticas da disciplina de Preservação e Conservação de Acervos Bibliográficos II do curso Técnico em Biblioteconomia.


Palavras-chave


monitoria; ensino-aprendizagem; produção de jogos