Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Xeque-mate! A elaboração de material didático para o Ensino Técnico em Administração.
Mauricio Meireles Canabarro, Thais Soares da Rocha, Clúvio Buenno Soares Terceiro, Sabrina Letícia Couto da Silva, Fabrício Sobrosa Affeldt

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


O trabalho é parte de um projeto de ensino em desenvolvimento no Campus Porto Alegre do IFRS que tem por objetivo elaborar materiais didáticos para o ensino técnico de nível médio na área de Administração. O projeto está dividido em etapas: projeto-piloto, validação, desenvolvimento de conteúdo e elaboração de situações de aprendizagens. O projeto-piloto foi desenvolvido com base na construção de um produto (jogo de xadrez) a partir da reutilização de tampas de garrafas PET. O jogo é composto por 1 tabuleiro e 2 exércitos, com 16 peças cada (total de 32 peças). Sua escolha decorre das possibilidades de exemplificar, de maneira simples, prática e didática, os processos que envolvem o planejamento e o controle da produção e a gestão dos materiais, conteúdos transversais que são trabalhados em componentes curriculares no ensino técnico em Administração. A construção de cada peça pode combinar diferentes composições e quantidades de tampas e diferentes processos de produção, como colagem, pintura e adesivagem, por exemplo, permitindo a compreensão de diferentes formas de projetar e produzir um produto ou serviço, em diferentes sistemas de produção e de organização empresarial. Para avaliação dos resultados, o projeto-piloto será apresentado aos alunos do curso Técnico em Administração, nas modalidades subsequente e PROEJA, sendo tomados como grupo-focal que responderá a um questionário com escala Likert e questões abertas. Esta etapa será importante para validar a metodologia proposta e para a proposição de melhorias antes da escrita final. Considerando que a maioria dos livros didáticos na área de Administração destinam-se aos cursos de graduação e pós-graduação, este projeto pode contribuir signifcativamente  pois está sendo desenvolvido por alunos direcionado a alunos e contando com orientação dos professores para problematizar e contextualizar a teoria em questões práticas para melhoria do aprendizado. No desenvolvimento das situações de aprendizagem, é fundamental o uso de uma linguagem clara e apropriada aos estudantes sobre as etapas da produção dos componentes do jogo, desde a obtenção/compra dos materiais até o produto final, proporcionando aos alunos construir conhecimentos relacionados aos conteúdos da Administração. Questões profissionais sobre trabalho em equipe e liderança também estão presentes possibilitando o desenvolvimento de estratégias relacionadas ao desempenho profissional e à tomada de decisão. Enfim, o conteúdo do projeto-piloto está, inicialmente, atrelado à disciplina Administração de Operações, entretanto, apresenta potencial para utilização em outras disciplinas como Gestão de Pessoas, Administração de Marketing e Teorias Organizacionais. Assim, os resultados deste trabalho e as situações de aprendizagens serão disponibilizados a outros professores dos cursos para utilização em sala de aula.


Palavras-chave


Materiais Didáticos; Ensino de Administração; Administração da Produção.

Texto completo: 6637