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Sociologia e antropologia da saúde: relato de experiência de monitoria voluntária
Gabriela Plotzky de Castro, Aline Winter Sudbrack

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


A disciplina de Sociologia e Antropologia da Saúde é parte da matriz curricular do primeiro ano de cursos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, possui carga horária semestral de 30 horas e foi implementada buscando cumprir as proposições presentes nas diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação e Cultura que estabelecem bases sociais e humanas no currículo dos cursos da saúde. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de monitoria voluntária realizada na disciplina de Sociologia e Antropologia da Saúde na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Durante o semestre em que ocorreu a monitoria voluntária, foram realizadas atividades de ensino orientadas e acompanhadas pela professora regente da disciplina.  Dentre elas a participação em debates e discussões em aula, orientação e momentos para sanar dúvidas dos alunos quanto ao conteúdo ministrado na disciplina e elaboração de atividades via ambiente virtual de aprendizado. O processo ensino-aprendizagem foi facilitado pela boa aceitação dos alunos frente a monitora, devido a se tratar de uma aluna de um curso de graduação da área da saúde. Além disso, a monitora teve a possibilidade de fixar os conteúdos aprendidos na disciplina, participar do processo ensino-aprendizado e aumentar a sua compreensão sobre o papel da disciplina de Sociologia e Antropologia da Saúde, assim como das ciências humanas, na formação dos profissionais da Saúde, sua contribuição para a humanização da assistência à saúde através da formação de profissionais com mais compreensão da população e sociedade.


Palavras-chave


Monitoria; Sociologia e Antropologia da Saúde; Ciências Humanas

Texto completo: 6636