Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Repertório de práticas integrativas: desenvolvimento de um e-book
Jean Marques Brizola, Giovâni da Rosa Santos, Priscila Silva Esteves, Luiza Bortoli Foschiera

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


Os professores são desafiados diariamente para planejarem aulas que sejam ricas em conteúdos e, ao mesmo tempo, dinâmicas para prenderem a atenção dos alunos. Partindo-se disso, pode-se ressaltar a importância da realização de atividades inovadoras pelas instituições educacionais, pois estas ações correspondem positivamente às necessidades acadêmicas de tornar o ambiente escolar atraente aos estudantes. Portanto, inovar quanto à forma de ensino significa, assim, deixar de lado o modelo mecânico, no qual o professor transmite e o aluno apenas reproduz. Diante dessa realidade, o presente projeto de ensino tem como objetivo principal gerar um e-book com um repertório de atividades integradoras e práticas criativas que poderão ser utilizadas pelos professores e técnicos do IFRS. A utilização do repertório de atividades integradoras será importante para estimular a presença e a participação de alunos em aula, por meio de ações criativas, inovadoras e multidisciplinares que envolvam os conteúdos dos componentes curriculares dos cursos. Ademais, visa-se que este conjunto de atividades contribua para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de alunos e docentes. Assim sendo, se espera que a realização dessas ações possibilite uma maior integração entre os estudantes, gerando, a partir disso, maior compartilhamento de experiências e informações. Desse modo, deve-se ressaltar que, também, serão propostas ações interdisciplinares, oportunizando aos discentes novas perspectivas acerca do mesmo conteúdo. Por esta razão, este projeto atua de forma multicampi, com uma parceria entre o IFRS - Campus Viamão e o IFRS - Campus Alvorada. Em ambos os campi, os bolsistas do projeto visam entrevistar professores das mais distintas áreas, com o objetivo de coletar as atividades criativas que integrarão o e-book. Por conseguinte, planeja-se estruturar as atividades de forma didática, visando maior compreensão por parte dos servidores que aplicarão as ações com os discentes. Sendo assim, o projeto encontra-se no processo de coleta das ações que irão compor o repertório, para isso, utiliza-se um questionário que envolve questões acerca do desenvolvimento da atividade, componente curricular envolvido, resposta dos estudantes e outras informações necessárias para a compreensão da atividade, como materiais utilizados e nível de dificuldade da ação. Nessa perspectiva, foram recolhidas, até o momento, doze atividades no IFRS - Campus Viamão e outras oito atividades no IFRS - Campus Alvorada, estas ações abrangem ideias criativas tais como um escape game cartográfico, dobradura de origamis e quizzes interativos, envolvendo-se com os mais distintos eixos disciplinares, como matemática, espanhol e administração. Dessa forma, almeja-se a elaboração desse e-book e sua plena divulgação aos docentes e técnicos do IFRS.


Palavras-chave


atividades integradoras; práticas criativas; e-book

Texto completo: 6608