Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Feira de Ciências: Do planejamento à divulgação do conhecimento científico para a comunidade
Ana Caroline Lopes da Cruz

Última alteração: 20-10-2019

Resumo


As Feiras de Ciências acontecem em locais públicos, onde os alunos compartilham suas investigações científicas,  discutem suas descobertas e resultados com outros colegas, professores, servidores, amigos e familiares. Proporcionando à todos um espaço de crescimento científico, cultural e social. Feiras de Ciência são espaços não-formais de ensino, onde os alunos aprendem através da prática, da vivência, do fazer. Nestes espaços não-formais, o estudante aplica metodologias que o permitem adquirir ou aprimorar seus conhecimentos de forma lúdica e participativa, enfatiza-se que estes espaços não são restritos à sala de aula, mas aberto à pesquisas e aos desejos do aluno. No primeiro semestre de 2019, alguns alunos vinculados ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do IFRS Campus Porto Alegre, organizaram junto à alguns professores da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Oscar Tollens, o projeto da primeira Feira de Ciências da escola, que se concretizou nos dias 14, 15 e 16 de agosto do mesmo ano. O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência desde a organização da Feira, as orientações dos trabalhos, a sensibilização da comunidade externa com o empenho e a dedicação dos alunos, além da propagação do conhecimento científico de forma acessível.  A Feira de Ciências foi planejada  durante os últimos dois semestres, em que foram feitas pesquisas bibliográficas, e visitas à outras Feiras de Ciências no estado. Houve conversas com professores que organizam Feiras em outras escolas, e depois as informações foram compartilhadas com com a comunidade escolar. Organizou-se um Grupo de Trabalho, na área de linguagens, onde os professores evidenciaram nos primeiros meses deste ano algumas metodologias de pesquisa em suas aulas. Posteriormente outro Grupo de Trabalho, da área de ciências da natureza, iniciou a organização dos grupos de alunos e delimitação dos projetos, que foram executados em aproximadamente 3 meses. Realizando de fato, a mostra dos trabalhos na primeira Feira de Ciências da escola. O resultado foi o sucesso da Feira, onde as comunidades, interna e externa foram prestigiar os alunos. Outro importante ponto, foi o crescente empenho deles, e o visível gosto pela ciência que a Feira despertou em muitos alunos. Conclui-se que, a Feira de Ciências estimulou a construção dos conhecimentos científicos a partir da pesquisa e dos resultados obtidos por estes estudantes, fomentou a divulgação do conhecimento científico para além da sala de aula, bem como, possibilitou aos alunos do PIBID vivenciar a experiência de orientar trabalhos, além do próprio planejamento e execução da Feira de Ciências.


Palavras-chave


Feira de Ciências; Ensino; Pesquisa;

Texto completo: 6593