Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Brownie das Gurias: receitas para confeitar a viabilidade empresarial
Júlia Fernanda Costa dos Santos, Jeniffer Paim Barcellos Taiani, Débora da Silva Antunes, Fabiane Bacoff de Carvalho, Clúvio Soares Terceiro, Renata Oliveira

Última alteração: 26-10-2019

Resumo


O texto apresenta o desenvolvimento de um plano de negócios e a análise de viabilidade para empreendimento focado na produção de brownies, denominado Brownie das Gurias. O trabalho foi realizado durante a disciplina de Administração Aplicada à Panificação II, no curso técnico em Panificação e foi desenvolvido por quatro alunas do último semestre deste curso. Portanto, pessoas com conhecimento técnico teórico-prático sobre os produtos e as técnicas de produção envolvidas, mas sem formação na área da administração. Para estruturação do empreendimento e análises o trabalho dois professores da área de administração atuaram como orientadores. O objetivo consistiu em, através das bases teóricas adquiridas, conceber uma ideia de negócio voltado à área da alimentação, especificamente no ramo da panificação e/ou da confeitaria. A Brownies das Gurias planejou a produção, e produziu, quatro tipos de produtos: tradicional, nozes, cheesecake em tamanho grande e o tradicional em tamanho pequeno, exclusivamente para festas. Para os quatro produtos utilizou-se uma mesma massa-base, o que contribuiu na busca por ganhos de escala, maior rendimento das formulações (receitas) e aproveitamento dos ingredientes. A Brownies das Gurias construiu um projeto de identidade visual alinhado com seu mix de produtos e com foco na comunicação com seu público-alvo. Os resultados obtidos na pesquisa de mercado evidenciaram aspectos que este público valorizava, seus desejos quanto aos produtos que seria desenvolvidos e preços projetados, R$ 6,00 pelos três produtos maiores e R$ 2,00 pelo produto mini. Os dados da pesquisa foram analisados através da utilização de técnicas de estatística descritiva e os resultados auxiliaram na construção da análise SWOT, do modelo CANVAS (Business Model Canvas) e na análise de viabilidade econômico-financeira. Entre as possibilidades de atuação identificou-se o comércio eletrônico tanto B2C (Business to Commerce), transação comercial entre empresa e consumidor final, como B2B (business to business), transações comerciais entre empresas, com destaque para revenda em salões de beleza, consultorias, bistrôs, cafés, padarias entre outros espaços comerciais. A análise de viabilidade considerou ainda os tempos de produção, os tamanhos dos lotes de cada produto e os gastos fixos e variáveis envolvidos. Através dos métodos utilizados pode-se chegar à conclusão que, avaliando os resultados da análise de viabilidade da Empresa Brownie das Gurias, o empreendimento seria viável e lucrativo, caso fossem seguidos os planejamentos descritos nesta análise.


Palavras-chave


Brownie das Gurias; Análise de Viabilidade; Plano de Negócios

Texto completo: 6547