Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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A gestão e preservação documental na fergs 2019
Isabella De Andrade Bandeira, William Jerônimo Gontijo Silva

Última alteração: 20-10-2019

Resumo


A gestão e a preservação documental constituem fatores preponderantes ao gerenciamento e manutenção da memória social como recursos efetivos ao fortalecimento da cidadania e da melhoria da tomada de decisões, seja pessoa física, jurídica, coletiva ou individual. No contexto da Federação Espírita do Rio Grande do Sul, gerir e preservar sua memória institucional são fontes essenciais ao bom andamento de suas ações sociais, bem como ao fortalecimento do movimento espírita e à melhoria da tomada de decisão coletiva com base nos preceitos espíritas. O Projeto de Extensão “A Gestão e Preservação Documental na FERGS_2019” apresenta a sequência das atividades que ainda não foram desenvolvidas durante projeto de extensão “A Gestão e Preservação Documental na FERGS_2017” e “A Gestão e Preservação Documental na FERGS_2018", que se destina a ações de gestão, preservação, conservação e resgate da memória institucional da FERGS. As primeiras atividades são denominadas como: “Capacitação em Gestão e Preservação Documental”. A segunda etapa de trabalho é intitulada como “Estruturação da política de gestão e preservação documental”, contendo dois módulos, a saber: “Módulo I - Estruturação da Política de Gestão de Documentos de Arquivo”; e “Módulo II - Estruturação da Política de Preservação de Documentos de Arquivo”. A terceira como “Organização Documental”. E a quarta como “Conservação Preventiva e Preservação Digital”, contendo dois módulos, a saber: “Módulo I - Conservação Preventiva de Documentos de Arquivo”; “Módulo II – Implementação da Preservação Digital de Documentos de Arquivo”. Ao longo do ano de 2019, o projeto, até o momento, apresentou os seguintes resultados: Capacitação de funcionários e voluntários da FERGS na aplicação do Plano de Classificação e na Tabela de Temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-fim da federativa; Realização de testes no software-livre AtoM (software de descrição de arquivos permanentes); Preparação da descrição da Revista “A Reencarnação” no AtoM.; Início da digitalização do jornal “Diálogo Espírita”.

Palavras-chave


Gestão, Preservação digital, Descrição, Digitalização

Texto completo: 6539