Última alteração: 17-10-2019
Resumo
A presente pesquisa busca estudar possibilidades de integração dos trabalhadores terceirizados nos Institutos Federais de Educação, e de que maneira essas Instituições colocam ou podem colocar em prática a premissa do trabalho como princípio educativo. Sendo a terceirização uma forma de precarização do trabalho, acredita-se que a integração desses trabalhadores pode representar um passo oposto à lógica precária do neoliberalismo. O objetivo principal é: investigar ações que contribuam para a integração e valorização dos terceirizados; os objetivos específicos são: identificar as percepções de trabalhadores terceirizados sobre sua atuação e senso de pertencimento; verificar se há alguma atividade dentro da Instituição que os terceirizados participam e se há ações destinadas à integração; analisar os limites da Administração com relação a ações de integração de terceirizados no ambiente de trabalho; elaborar um produto educacional para ajudar na integração e valorização dos terceirizados e analisar a aplicação do produto educacional. Essa pesquisa se inscreve na perspectiva de estudo de caso, tendo como foco o grupo de terceirizados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul de um dos Campi da Instituição, e através de questionários e entrevistas se investigará o senso de pertencimento dos terceirizados e se há alguma ação de integração por parte dos gestores. A partir desses dados, será proposto um produto educacional que ajude na integração dos terceirizados, e um produto para os gestores, que indique possíveis ações de integração e oriente quanto às atitudes que a Administração deve manter nessa relação contratual. Essa pesquisa está em andamento, e os resultados preliminares referem-se ao questionário aplicado com os Diretores de Administração do IFRS. Os diretores foram questionados sobre o cumprimento das obrigações trabalhistas, tendo havido manifestações de cumprimento e de não cumprimento por parte das empresas. Além disso questionados se os terceirizados conhecem a Instituição, missão e objetivos, estes responderam que acreditam que os terceirizados conhecem de maneira superficial ou que não conhecem e não compreendem o que a Instituição representa no contexto educacional. Todos os participantes consideram importante a realização de ações de integração dos terceirizados com seu local de trabalho. Sobre a realização de ações para receber os terceirizados na Instituição, foram indicadas apenas a apresentação dos fiscais do contrato e reuniões com os representantes da empresa. Com essa pesquisa pretende-se contribuir na perspectiva de construir um ambiente profissional que valorize o trabalhador terceirizado, para que ele se sinta parte da comunidade acadêmica, colocando em prática o princípio de que o que ocorre em uma instituição de ensino é educativo.