Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

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Pieces of knowledge: dialogando com flashcards
Lucas Pinheiro Alves, Eduardo Silva Letsch, Augusto Weiand, Patrícia da Silva Campelo Barcellos

Última alteração: 16-10-2019

Resumo


O projeto de pesquisa Pieces of Knowledge, tem por objetivo a implementação de um ambiente baseado em flashcards para auxílio no aprendizado, assim, este trabalho descreve uma revisão sistemática da literatura que analisou a metodologia de flashcards de modo a validar parte da proposta do projeto. Após a definição da sistematização foram coletados 89 artigos, sendo que destes, 28 foram analisados em virtude dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos. O objetivo principal desta revisão consistiu na averiguação da eficácia e disseminação desta metodologia para o ensino de quaisquer disciplina, assim como sua utilização em formato digital. Um flashcard tradicional consiste basicamente em um papel pautado onde são anotados pontos importantes para a memorização de conteúdos, porém a utilização com viés educacional é proposta de uma maneira diferenciada. Existem diversas formas de utilizá-los, e uma delas consiste em um questionamento em uma das faces do papel e, na outra, a resposta. Além disso, outra metodologia consiste em escrever termos-chave da matéria em uma face e a explicação sobre eles na outra. Uma questão fundamental para o aprendizado consiste em evitar o esquecimento, o qual acontece de forma progressiva (EBBINGHAUS, 1962) chamado de “Curva do Esquecimento”. A partir do momento que o estudante inicia o aprendendizado de determinado assunto, ele atinge todo o potencial de aprendizagem/conhecimento, porém, ao parar de estudar, este conhecimento entra em deterioração - podendo até esquecer todo o conteúdo. Contudo, de modo que haja uma melhor assimilação do conhecimento, os autores recomendam revisões dentro das 24 horas seguintes aos estudos iniciais. A difusão das tecnologias nos dias de hoje advindas principalmente com a popularização dos dispositivos e acesso a internet, demonstram as possibilidades de um AVA que implemente a metodologia de flashcards como auxiliar no ensino, possibilitando aos alunos revisões dos conteúdos de forma a evitar a curva. Difrancesca et. al. (2016) também descrevem estudos sobre aprendizagem auto regulada, buscando diversas abordagens de fixação de conteúdo, dentre elas, flashcards e notecards os quais possibilitaram demonstrar índices de assertividade em exames e na assimilação do conteúdo proposto interessantes. Contudo, também foi possível perceber que, por mais que a tecnologia esteja no cotidiano, existe uma tendência a utilizá-la com práticas baseadas no modelo centrado no professor como transferência de conhecimento e não como metodologia ativa, assim como propõe os flashcards (Heitink et al., 2016). Por fim, pode-se constatar que sim, a metodologia é eficaz, principalmente de línguas estrangeiras. Adicionalmente, destaca-se que a proposta inicial apresentada no projeto de pesquisa é pertinente quanto a utilização de flashcards para o ensino através de um ambiente virtual de aprendizagem.


Palavras-chave


Ambiente Virtual de Aprendizagem, Flashcards, Mapas Mentais.

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