Portal de Eventos do IFRS, 20ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Porto Alegre

Tamanho da fonte: 
Educação ambiental em escola de educação infantil
Julia Detzel Kipper, Abmaélen Cíceri da Rosa, Eduarda Corrêa dos Santos, Evelyn Dias dos Santos, Glaci Regina Rodriguez Crescencio, Helen Scorsatto Ortiz, Renata Dias Silveira, Telmo Francisco Manfron Ojeda

Última alteração: 17-10-2019

Resumo


O evento “Educação Ambiental como tema transversal: Implementação de horta em pequenos espaços” inseriu-se no Projeto de Extensão “Projeto Integrador: saberes socioambientais”, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão no aprofundamento das discussões acerca de temas de interesse socioambiental. Isso foi possível a partir e em articulação com o conhecimento produzido na disciplina de Projeto Integrador, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do campus Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Desenvolvido de setembro a outubro de 2018, o evento foi realizado por educandos do IFRS na Escola Municipal de Ensino Infantil Jardim de Praça Pica-Pau Amarelo, localizada no centro histórico de Porto Alegre/RS. A ideia de realizar o evento nesta escola se deu visando a oportunidade, socialização entre alunos, a interação aluno-escola-família, resgatando  valores sociais e viabilizando o bem estar físico e emocional através do contato com o meio ambiente em que se vive. Duas turmas de crianças foram envolvidas nos trabalhos que, com base na educação ambiental, como tema transversal nas escolas, constituíram-se de atividades educativas e práticas com o objetivo de ensinar a importância da conservação ambiental e da alimentação saudável como bases à qualidade de vida, sobretudo nas cidades, por meio da reciclagem e implantação de uma horta orgânica em pequenos espaços. Considerando os assuntos que seriam pautados nas aulas com as crianças, montou-se um cronograma de atividades. Durante o desenrolar delas foi sempre levado em conta a opinião e o comportamento dos educandos das turmas envolvidas, principalmente no retorno que davam a respeito das suas atitudes em relação à separação de resíduos, a alimentação que costumavam ter em suas casas, os tipos de árvores e frutos conhecidos, os polinizadores e sua importância para a produção alimentícia, etc. A partir dos dados e informações coletados dentre os alunos, organizaram-se as atividades a serem desenvolvidas com eles, tais como pintura (com base em suas suas principais percepções do meio ambiente), tábua sensorial (demonstrando sementes), caixote de plantas aromáticas, jogo dos coletores (a partir de material reciclado e confecção de vasos de garrafa PET para serem utilizados na horta vertical), etc. O propósito geral era desenvolver um raciocínio com viés ambiental e despertar o interesse das crianças para o cuidado e o afeto com o ambiente. Por fim, construiu-se com eles uma horta vertical, com diversas hortaliças, que servirão de alimento para a comunidade escolar. A realização do evento foi importante para agregar conhecimento à comunidade externa do IFRS campus Porto Alegre e também à formação dos futuros gestores ambientais envolvidos. Provocou-se, com qualidade, no IFRS e fora dele, reflexão sobre questões ambientais no tempo presente e o incentivo à conscientização ambiental.

Palavras-chave


Educação Ambiental, Horta urbana, Meio Ambiente

Texto completo: 6487